O que vem a ser o Dart?
O Dart é uma linguagem de programação fortemente tipada inicialmente criada pela Google em 2011. A missão inicial do Dart era substituir o Java Script para desenvolvimento de scripts em páginas web. Porém, com a evolução da linguagem e com o passar dos anos, ela hoje pode ser considerada uma linguagem multi-paradigma, embora a linguagem apresente fortes estruturas típicas de linguagens orientadas a objeto.
Hoje, sabemos que o Dart não obteve muito sucesso em sua missão inicial em substituir o JavaScript nos navegadores. Porém, o desenvolvimento e posterior sucesso do Flutter, que é fundamentado no Dart, fez com que a linguagem voltasse à tona, atraindo a atenção de muitos desenvolvedores.
O Dart possui algumas variantes no que diz respeito a seu ambiente de execução. O código Dart pode ser executado em uma máquina virtual (chamada DartVM, máquina virtual está inserida em um conjunto de ferramentas chamado Dart Native). Esta máquina virtual ainda pode ser executada em dois modos diferentes: JIT (Just-in-Time Compiler) e AOT (Ahead-of-Time Compiler). De maneira mais simplista, a compilação JIT ocorre no momento da execução de um trecho de código, onde o código Dart é convertido para código de máquina à medida em que ele é executado.
Já na execução AOT, o código é convertido para código de máquina previamente. A outra maneira na qual podemos executar o código Dart é através de um processo de transpilação para JavaScript através da ferramenta dart2js, ferramenta esta também integrante do Dart SDK. Todos estes modos de execução tornam o Dart uma linguagem muito flexível e que pode ser executada tanto em ambientes nativos (como em aplicações mobile e desktop) como em ambientes web (como em uma aplicação web que utilize o Angular, por exemplo).
sites consultados(17/01/2021): https://www.treinaweb.com.br/blog/o-que-e-dart/
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.