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domingo, 17 de janeiro de 2021

A motorização híbrida da Kawasaki

    Enquanto muitos fabricantes trabalham incansavelmente numa solução elétrica, e por exemplo os quatro gigantes japoneses estão a desenvolver um sistema de baterias comum, a Kawasaki continua a desenvolver soluções diferentes e “fora da bolha” para o mundo das duas rodas.
    Motores a combustão que recorrem à sobrealimentação por via de um compressor volumétrico, motores elétricos que contam com uma caixa de velocidades manual para oferecer a ideia de estarmos a conduzir uma moto com motor a combustão, e agora uma motorização híbrida são apenas algumas das tecnologias que a Kawasaki está a explorar.



    A Kawasaki exemplifica como esta tecnologia híbrida para motos poderá funcionar: nas autoestradas o motor a combustão será a unidade motriz utilizada. Assim que o condutor entra na cidade com a sua Kawasaki híbrida, e seleciona o modo correspondente, o motor a combustão desliga-se e entra em funcionamento o elétrico.
    Sem emissões poluentes, a moto pode então circular livremente pela cidade sem estar restringida pelas novas leis que impedem veículos a combustão de circular nas cidades, como por exemplo vai acontecer em Paris a partir de 2030. Uma medida que será replicada um pouco por toda a Europa.
    Assim que sai da cidade e entra numa estrada de curvas, o condutor apenas tem de voltar a trocar o modo de condução, e nesse cenário os dois motores trabalham em conjunto.

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