O vírus Stuxnet, que no ano passado infectou milhares de computadores em mais de 150 países, está de volta.
O objectivo dos criadores deste vírus é a sabotagem de instalações industriais, e a mas recente versão do mesmo foi detectada pela empresa de segurança informática Symantec.
A notícia é avançada pelo The New York Times, que adianta que a nova versão, que foi chamada de Duqu pelos especialistas em segurança, tem como objectivo levar a cabo ataques semelhantes aos ocorridos em 2010, que colocaram em alerta, entre outras áreas, a indústria nuclear iraniana.
Segundo os investigadores da Symantec, citados pelo jornal, por agora este novo vírus foi localizado em poucas empresas, maioritariamente indústrias.
Comparativamente ao seu antecessor, o Duqu está programado para permanecer activo durante 36 dias nos sistemas infectados, e depois auto-destruir-se.
O Duqu terá sido detectado depois de terem sido roubados certificados digitais de uma empresa de Tawain, mas a Symantec não adianta mais pormenores, escudando-se na necessidade de proteger a empresa vítima deste ataque.Fonte: http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=31477
Dia 19 de Outubro 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.