1- A primeira dica para quem quer saber como melhorar a dicção é gravar a si mesmo lendo um texto aleatório. Esta acção irá ajudar a memorizar pontos que precisam ser melhorados, ouvir quais sílabas nós temos mais dificuldade em pronunciar e os trechos que ficaram menos compreendidos.
Quanto mais opções testarmos, mais conhecimento teremos da nossa voz e dos pontos a melhorar.
2 - Para que nós tenhamos uma fala clara e limpa, é essencial trabalhar exercícios para a voz. Em momentos de nervosismo, como em um discurso público, por exemplo, é normal que a nossa voz trave ou acelere, fazendo com que as palavras saiam atropeladas, prejudicando a qualidade e a credibilidade da oratória. Além de respirar fundo e tentar se acalmar, faça um treino de nasalização para relaxar a voz. A vibração emitida pelo som ajuda a relaxar as cordas vocais.
3- O ritmo é fundamental para definir a nossa melhor dicção. Falar sempre ao nosso tempo, concentrar na melhor forma de pronunciar cada sílaba. Com calma, conseguimos comunicar e ler melhor e com mais clareza. Para ter um bom parâmetro de como está a nossa clareza,devemos recorrer às gravações, tanto durante a prática de discursos, quanto durante os exercícios que estiver a ler. Caso detectarmos sons específicos em que nossa dicção esteja má, devemos procurar mais exercícios e continuar a trabalhar em cada detalhe.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.