Algoritmos de ordenação muitas vezes já vêm incorporados com a maioria das linguagens. No entanto, mesmo já os tendo acessíveis, é saber útil diversas técnicas de ordenação, não só para poder usar sempre que for preciso mas também porque a ferramenta de ordenação genérica fornecida pela linguagem para não ser a melhor para algum caso específico.
Ora, o que é então um algoritmo de ordenação? Bem, como o nome indica, perante um conjunto de dados aleatórios, não necessariamente numéricos, um algoritmo deste género altera a ordem em que eles se encontram de forma a corresponder a um certo critério por nós fornecido (para números pode ser crescente/decrescente; para palavras pode ser alfabético;...). Para fazer isto, existem diversos métodos de ordenação, cada um especializado numa tarefa em particular. Portanto, saber só um algoritmo de ordenação não chegam, convém saber vários e as situações em que cada um é melhor. Características destas dão versatilidade a um programador. Os principais algoritmos de ordenação são: Insertion sort, Selection sort, Bubble sort, Comb sort, Quick sort, Merge sort, Heap sort e Shell sort, sendo que os primeiros dois são os mais simples e os mais utilizados.
Para uma explicação detalhada dos algoritmos, e quais as situações em que cada um se especializa, encontra-se aqui o site consultado para a escrita desta entrada:
Consultei os seguintes sites:
- https://luancorrea.files.wordpress.com/2012/07/bubble_sort_exemplo.jpg no dia 09/04/2018
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.