Cada foto capturada deve ter um motivo, mesmo sendo uma imagem descartável, uma fotografia de família ou a maior obra de arte capturada. Se não houver um motivo por trás da captura, ela perde intensidade e muitas vezes não é sequer tirada. Imaginar a fotografia final mentalmente dá uma grande ajuda e permite identificar os pontos positivos e negativos de cada enquadramento. Identificar a mensagem e a emoção que se pretende transmitir também enriquece o processo de captura e, no fim, o óptimo é conseguir combinar a foto final com a imagem ideal que temos em mente.
Ainda há mais um elemento apreciativo que não pode ser directamente controlado pelo fotógrafo: a visão que o espectador vai ter. O gosto da pessoa que visualiza a imagem determina se esta é bem sucedida para ela ou não. Um exemplo simples disso é a situação hipotética de um amigo que quer que lhe mandes as fotos que tiraste no Grand Canyon. Tu, pelo contrário, decides mandar-lhe fotos de animais selvagens que, por muito boas que estejam, não vão ser tão apreciadas.
Algumas dicas para melhorar a qualidade das tuas fotografias:
- Fotografar muito
Quanto mais se fotografar, mais se aprende - é tão simples quanto isso. É importante usar todas as oportunidades para capturar imagens, a qualquer hora do dia. Ao tirar muitas fotografiass, vai haver um melhor entendimento de como usar a câmara em diferentes condições, ou seja, o que funciona e o que não funciona. Ao mesmo tempo, há todo um processo de aprendizagem. Quando as fotografias não saírem bem, pode haver pesquisa que visa o melhoramento e que fará com que aprendamos com os erros e os superemos.
Foi o famoso fotojornalista Robert Capa que disse certa vez: "Se as fotografias não são boas o suficiente, é porque não se está suficientemente perto". O que isto quer dizer é que é importante entrar na situação. Dar um passo ou dois em frente é o que basta para se estar mais perto do foco e se preencher a fotografia com o assunto. Assim, não há espaço desperdiçado e as expressões faciais das pessoas também são mais visíveis.
- Experimentar diferentes ângulos
Nem todas as fotografia têm de ser tiradas de pé, ao nível dos olhos. É importante experimentar outras posições e enquadramentos, como, por exemplo, ficar de joelhos ou até deitar-se no chão. estas diferentes perspectivas podem enriquecer a composição e produzir efeitos giros.
- Dominar o material usado
Usar uma câmara não se pode limitar a premir o botão de captura. Entender o funcionamento, os menus e principalmente os factores da fotografia (ISO, Velocidade e Abertura) são conhecimentos muito importantes, que podem afectar as fotografias tiradas. O modo manual também é uma óptima maneira de aprender a dominar o equipamento usado.
- Não verificar o ecrã sempre que se tira uma foto
Pode parecer uma dica estranha, mas é uma situação que pode impedir que se tire a fotografia "perfeita" ou que faz com que se perca um momento ideal para fotografar. Além disso, verificar constantemente as fotografias gasta bateria.
- Participar na comunidade fotográfica
Ver as fotografias de outras pessoas e participar em comunidade fotográficas ajuda a melhorar a prestação fotográfica. Além de podermos partilhar fotografias nossas e receber feedback e comentários construtivos, podemos aprender muito a ver fotografias de outras pessoas.
- Manter a fotografia simples
Ter muitos elementos numa fotografia pode complicar o foco e fazer da fotografia uma confusão. No início é melhor focar a fotografia em 1 ou 2 pontos de interesse e dar-lhes destaque.
Sites consultados:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.