A capacidade de uma inteligência artificial gerar visuais falsos ainda não é um conhecimento comum, mas um novo site - ThisPersonDoesNotExist.com - oferece uma educação rápida e persuasiva.
O site foi criado por Philip Wang, um engenheiro de software da Uber, e usa a pesquisa lançada no ano passado pela designer de chips Nvidia para criar um fluxo interminável de retratos falsos. O algoritmo por trás dele é treinado enum enorme conjunto de dados de imagens reais e, em seguida, usa um tipo de rede neural conhecida como rede adversária generativa (ou GAN) para fabricar novos exemplos.
“Cada vez que o site é atualizado, a rede gerará uma nova imagem facial do zero”, escreveu Wang num post no Facebook. Ele acrescentou em um comunicado à Motherboard "A maioria das pessoas não entende como as IAs serão boas a sintetizar imagens no futuro".
Alguns rostos de amostra, completamente falsos, criados pelo site.
|
Como já foi discutido, o poder de algoritmos como o StyleGAN levanta muitas questões. Por um lado, há aplicações criativas óbvias para essa tecnologia. Programas como este poderiam criar infinitos mundos virtuais, assim como ajudar designers e ilustradores, levando assim a novos tipos de arte.
Depois, há as desvantagens. Como vimos nas discussões sobre deepfakes (que usam GANs para colar os rostos das pessoas nos vídeos-alvo, muitas vezes para criar pornografia não consensual), a capacidade de manipular e gerar imagens realistas em grande escala terá um efeito enorme sobre como as sociedades modernas pensam em evidências e confiança. Esse software também pode ser extremamente útil para criar propaganda política e campanhas de influência.
Em outras palavras, ThisPersonDoesNotExist.com é apenas a introdução educada a essa nova tecnologia. O despertar rude vem depois.
Sites consultados:
The Verge
Sites consultados:
The Verge
Desculpe lá colega mas isso já foi publicado no blog.
ResponderEliminarPerdão, não reparei
Eliminar