A aprendizagem de qualquer coisa leva sempre a erros por parte de quem está aprender, alguns destes erros são comuns e é sempre útil sabê-los para que possam ser evitados e não levarem a uma má aprendizagem.
Esta é uma lista de 8 erros comuns a evitar por quem está a aprender a programar. Estes erros aplicam-se a qualquer linguagem de programação e podem ser úteis mesmo a programadores um pouco mais avançados que iniciantes.
- Medo e falta de confiança - programação pode ser uma coisa impossível para aqueles que tentam aprender pela primeira vez mas é importante não desistir quando acham que nunca vão conseguir aprender.
- Má formatação do código - embora não afete a aplicação do código é importante manter uma formatação limpa e organizada para facilitar a leitura do código.
- Uso inconsistente de maiúsculas e minúsculas - algumas linguagens são sensíveis a maiúsculas e minúsculas, outras não, no entanto é importante seguir as boas práticas de cada linguagem de programação e fazer um uso consistente de maiúsculas e minúsculas.
- Atribuição de maus nomes a variáveis e funções - devemos utilizar nomes descritivos e ter atenção ao comprimento deles.
- Comentar demais - é muito importante a documentação no código, no entanto não é necessário comentar operações óbvias: só vai encher o código desnecessariamente.
- Confundir linguagens, frameworks, plataformas e IDEs - quando começamos a aprender programação somos bombardeados com muitas linguagens e programas mas é importante sabermos o que é cada uma destas coisas para não nos confundirmos.
- Não utilizar ferramentas de debugging - as ferramentas de debugging são uma ajuda enorme já que nos poupam tempo e dão detalhes sobre os erros do nosso código.
- Não guardar o código periodicamente - devemos guardar diferentes versões do nosso código tanto no computador como num serviço cloud para termos a certeza que não acontece nenhum desastre e perdemos horas de trabalho.
Consultei o site creativebloq.com no dia 14/03/2019
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.