Para criar um bom documentário é necessário ter alguns cuidados. Esta notícia dá-te 5 dicas para te ajudar a fazer um documentário inesquecível.
1 - Quem é o protagonista?
Para o documentário ter um história é necessário haver uma personagem principal. Desta maneira, o espectador pode seguir toda a sua história e criar uma ligação com a personagem. Também é útil centrar o documentário e a ação à volta de um problema, um obstáculo que o nosso protagonista tenha que ultrapassar.
2 - Dar especial atenção ao som
O som é um dos componentes mais importantes num documentário pois é crucial para capturar a essência daquilo que escolhemos para ser o centro da nossa história. Assim, não podemos desleixar-nos em relação ao som e tentar obter a melhor qualidade. Um mau som é possivelmente aquilo que denuncia um filme amador.
3 - Entreviste os protagonistas mais que uma vez
Num documentário mais longo é apelativo que os protagonistas sejam entrevistados mais do que uma vez, por conseguinte, em sítios diferentes. Isto vai fazer com que o documentário tenha mais relevo, ou seja, mais informação. Desta maneira também se obtêm mais filmagens B.
4 - Verificar os factos
É de extrema importância verificar se os factos que estamos a recolher são verídicos de forma a não transmitirmos informação enganosa aos espectadores. Assim é necessário ter a certeza do que vamos apresentar ao público.
5 - Espontaneidade
Há que aproveitar todos os momentos espontâneos e verdadeiros que apanhamos em câmara. Nomeadamente, reações do entrevistado que capturam a sua essência de uma maneira genuína.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.