O C++, assim como todas as linguagens de programação, tem variáveis.
Variáveis armazenam dados, como por exemplo um número inteiro ou um carácter.
É basicamente como uma incógnita da matemática, mas podendo armazenar outros tipos de dados, além dos números.
Definindo a variável
Por exemplo, podemos ter a variável x, de tipo int (integer), correspondendo então a um número inteiro.
Para definir esta variável, escrevemos
Ou seja, primeiro escrevemos o tipo de dado, no caso int;
Depois o identifier (identificador), que é o nome que atribuímos à nossa variável;
E no fim, como sempre, o ";".
Atribuindo um valor
Temos então uma variável pronta a ser usada?
Não. A razão é que ainda não lhe foi atribuída um valor.
Para lhe atribuirmos um valor, digamos '5' (neste caso tem de ser um inteiro), escrevemos
Podemos também atribuir o valor na definição, assim:
É útil se a variável tiver valor inicial. Se tiver, vale mais a pena atribuir-lhe logo o valor.
Não há razão para escrever em 2 linhas o que se pode escrever em 1.
Porém, diferentemente da matemática, escrever
ou
NÃO É a mesma coisa!
Porque o "=" é nada mais nada menos que um operador que atribui à variável (na esquerda) o valor da direita.
Não estamos a demonstrar que x = 5, estamos a atribuir o valor.
Podemos também modificar o seu valor a qualquer momento, daí se chamar variável.
A que não se pode modificar (sendo-lhe atribuída um valor na definição), é a constante.
Usando a variável
Então, quando formos usar a variável x, ela terá valor '5'.
Por exemplo a conta
é igual a
que é igual a 8.
Programa exemplo
Aqui, definimos a variável x de valor '3'.
Definimos a variável y de valor x + 7.
Damos print do valor de y (por facilidade, vou daqui em diante usar "print" em vez de "output para a consola" ou "escrever para a consola").
Como o valor de y é 10 (3 + 7), é esperado que ao executar o programa apareça um "10" na consola.
Espero que tenham ficado a perceber o que é uma variável. São super importantes para todos os programas.
Referências
Definindo a variável
Por exemplo, podemos ter a variável x, de tipo int (integer), correspondendo então a um número inteiro.
Para definir esta variável, escrevemos
int x;
Ou seja, primeiro escrevemos o tipo de dado, no caso int;
Depois o identifier (identificador), que é o nome que atribuímos à nossa variável;
E no fim, como sempre, o ";".
Atribuindo um valor
Temos então uma variável pronta a ser usada?
Não. A razão é que ainda não lhe foi atribuída um valor.
Para lhe atribuirmos um valor, digamos '5' (neste caso tem de ser um inteiro), escrevemos
x = 5;
Podemos também atribuir o valor na definição, assim:
int x = 5;
É útil se a variável tiver valor inicial. Se tiver, vale mais a pena atribuir-lhe logo o valor.
Não há razão para escrever em 2 linhas o que se pode escrever em 1.
Porém, diferentemente da matemática, escrever
5 = x;
x = 5;
Porque o "=" é nada mais nada menos que um operador que atribui à variável (na esquerda) o valor da direita.
Não estamos a demonstrar que x = 5, estamos a atribuir o valor.
Podemos também modificar o seu valor a qualquer momento, daí se chamar variável.
A que não se pode modificar (sendo-lhe atribuída um valor na definição), é a constante.
Usando a variável
Então, quando formos usar a variável x, ela terá valor '5'.
Por exemplo a conta
3 + x
3 + 5
Programa exemplo
#include <iostream> using namespace std; int main(){ int x = 3; int y = x + 7; cout << y << endl; }
Aqui, definimos a variável x de valor '3'.
Definimos a variável y de valor x + 7.
Damos print do valor de y (por facilidade, vou daqui em diante usar "print" em vez de "output para a consola" ou "escrever para a consola").
Como o valor de y é 10 (3 + 7), é esperado que ao executar o programa apareça um "10" na consola.
Referências
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