Pesquisar aqui

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Indústria 4.0 e IIoT

A quarta revolução industrial baseia-se no uso de diversas tecnologias (sistemas ciberfísicos, internet das coisa e computação na nuvem) de modo a diminuir custos de produção, aumentar produtividade e controlo / customização dos produtos por parte do cliente. O melhor? Está a acontecer neste preciso momento.

Este post como é de se esperar vai focar-se no papel da Internet das coisas nesta nova indústria que nesta caso costuma ser apelidada de IIoT (Internet industrial das coisas) pois existem diferenças entre as duas. Enquanto a IoT é a ideia de conectar qualquer dispositivo que gere informação,a IIoT é a conexão das informações da cadeia produtiva via cloud.

Ao usarmos esta tecnologia na indústria estamos a digitalizar toda a informação que as máquinas adquirem sendo essa informação comunicada de máquina para máquina e até de máquina para o operador humano, sendo assim mais fácil averiguar a qualidade do produto e até aplicar correções sem ter que parar a linha de produção, muitas vezes de forma autónoma. Sendo assim, podemos afirmar que o objetivo do uso de IIoT na indústria é a recolha e digitalização de informações que serão transmitidas entre máquinas (através da cloud) e que por sua vez as analisarão e tomarão decisões, tudo de forma autónoma. No fundo, controlo e rastreamento de produção.


Imagem:

  • URL
  • consultada no dia 13/10/2019

Blogue pessoal sobre tech:


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.