Se à algumas semanas falei da Indústria 4.0, hoje vou falar sobre a Agricultura 4.0. O que é? À semelhança daquilo que se passa na indústria este conceito representa a digitalização dos processos de produção e captação de dados (clima, solo, entre outros) a partir de dispositivos de IoT. Esta "nova" agricultura baseia-se em em 4 aspetos principais:
- Gestão baseada em dados
- Produção a partir de novas ferramentas e técnicas
- Sustentabilidade
- Profissionalização
As vantagens para os agricultores:
- Monitorização das colheitas - com a utilização de diversos sensores, podemos obter e visualizar dados relativos ao estado do solo e clima, em tempo real e à distância.
- Aumento de produtividade / Redução de custos - com um número amplo de informação confiável sobre as plantações, é possível antever pragas e evitar replantações ou repassagem de máquinas. Para além disso, é possível realizar uma gestão mais cuidada e organizada dos recursos disponíveis.
Aplicações da IoT na agricultura:
- Prevenção e manejo de pragas - avisos de possíveis pragas e aplicação autónoma, precisa e detalhada de medidas defensivas (agentes biológicos, por exemplo).
- Irrigação e gestão da água - acompanhamento da necessidade das plantações, identificação da água disponível no solo e chuvas e posterior atuação.
- Rastreabilidade animal - monitoramento do rebanho através de coleiras inteligentes; virtual fencing (uso das coleiras inteligentes para emitir pulsos sonoros, quando uma vaca se aproxima de um limite estabelecido, de modo a persuadi-la a não o ultrapassar, sem necessitar de barreiras físicas).
- Smart farming - permite um agricultura precisa, uma coleta automatizada das muitas varáveis de interesse, e integração de decisões automáticas.
É importante afirmar que todo o processo da Agricultura 4.0 é multidisciplinar dentro da tecnologia, com o uso de IoT para recolha de dados, IA para análise e Robótica para atuação.
Blogue pessoal sobre tech:
Imagem:
- URL
- consultada no dia 03/11/2019
fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.