O if é uma estrutura transversal à maioria das linguagens de programação, sendo a espinha dorsal de muitos programas. No Javascript a situação não é diferente.
Porém, apesar de ser muito poderoso, o if é de extrema facilidade de utilização. É importante que tenham noção que "if" quer dizer "se" em português.
Colocamos o if e em seguida, dentro dos parênteses, a condição que necessita ser cumprida para que o código dentro das chavetas seja executado.
Podemos adicionar um "else" que significa "senão", ou seja, o código dentro das chavetas do else será executado caso a condição para que o if seja executado não seja cumprida.
Podemos também executar um "else if" que significa "senão se", que irá apenas ser executada caso a condição do if não seja verdadeira e a sua for.
No fundo todas estes diferentes estruturas utilizam o raciocínio se algo acontece, então faz isto, senão acontece, faz aquilo, se não acontece isso mas acontece isto, executa isto. É um raciocínio muito simples. Lembro também que estas estruturas podem ser encadeadas e usadas inúmeras vezes, com excessão do else, que pode ser apenas utilizado uma vez por "estrutura".
Todas as fotos são da autoria do autor.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.