Pesquisar aqui

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Iniciação ao JS: variáveis

As variáveis são provavelmente a peça mais fulcral de um código em Javascript e de grande parte das linguagens de programação. São utilizadas para guardar informação, que pode ser acedida mais tarde. Para além disso, como o nome sugere, as variáveis têm a capacidade de variar o valor que guardam no decorrer da execução do programa. O uso mais comum para as mesmas é a recolha e armazenamento de inputs do utilizador (valores que não são predefinidos e que podem ser alterados ao longo do tempo).


Como podem ver, a estrutura de uma variável é muito simples. Começamos por lhe dar um nome ao nosso gosto para que a possamos identificar e "chamar" mais tarde (o nome não pode possuir espaços ou caracteres especiais, sem ser o underscore). À frente colocamos APENAS um sinal de mais, pois estamos a fazer uma atribuição e não uma comparação. Por último colocam absolutamente o que quiserem no seu interior. Como vêm, fácil.
É importante frisar que no JS não é necessário indicar qual o tipo de variável antes de declarar a mesma (float, string, bool,...).

Imagem produzida pelo autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.