Neste passo pretendemos aprender a estrutura básica de um ficheiro html.
Como apoio usamos o link do professor.
Passo 2
Prosseguimos a instalação de um editor, neste caso escolhi o notepad ++ a partir deste link.
Ainda temos disponível a opção de instalar plugins, mas visto que era a primeira vez a utilizar esta aplicação, decidi usá-la mesmo sem nenhum tipo de plugin.
Passo 3
Nesta parte iremos aprender as boas práticas de programação sobretudo no momento de indentar e comentar.
Seguimos outra vez um link do professor.
Passo 4
Neste passo aprendemos, com a ajuda do w3schools as primeiras indicações do HTML.
Passo 5
Sem dúvida que este passo da construção da tabela em HTML foi muito complicado no princípio, uma vez que o conhecimento que tinha é relativamente pouco e tive de fazer vasta pesquisa até encontrar aquilo que precisava para a construção da tabela.
Consultei inúmeras vezes o site w3schools, para entender como funcionava uma tabela e como poderia construir a base desta tabela.
Usei o w3schools tanto para estudar o código html como para o código css.
Comecei por usar este link https://www.w3schools.com/html/html_tables.asp para conhecer quais as tags de html que me eram mais importantes para a tabela. Foi aqui que aprendi as 3 tags mais importantes de uma tabela em html <tr> que representa as table rows, as tags <th> que representam o header da tabela e as tags <td> que representam a table data ou table cell. A seguir podemos ver um código exemplo fornecido pelo w3schools onde podemos ver as diferentes tags de tabela referidas em ação. Na tabela final optei por não usar a tag <th> porque não faria muito sentido uma vez que é a tabela da planta de sala de aula e não faria muito sentido ter header a não ser que fosse para coordenadas ou assim. Agora que já conhecia o código de html avancei para a construção da tabela propriamente dita, esta foi construída com bastante código, tanto em css como em html.
Passo 5
Aqui criamos o site do GitHub e basicamente criamos 2 repositórios, para o passo 4 e para o passo 5 que geram 5 links para o passo 4 e 1 para o passo 5. Seguindo outra vez as indicações do profesor.
Primeiro link HTML document:
-link GitHub pages: https://12667-gv.github.io/htmldocument/-link repositório: https://github.com/12667-GV/htmldocument
Segundo link HTML headings:
-link GitHub pages: https://12667-gv.github.io/htmlheadings/-link repositório(https://github.com/12667-GV/htmlheadings)
Terceiro link HTML paragraphs:
-link GitHub pages: https://12667-gv.github.io/htmlparagraphs/-link repositório: https://github.com/12667-GV/htmlparagraphs
Quarto link HTML links:
-link GitHub pages: https://12667-gv.github.io/htmllinks/-link repositório: https://github.com/12667-GV/htmllinks
Quinto link HTML images:
-link GitHub pages: https://12667-gv.github.io/htmlimages/
-link repositório: https://github.com/12667-GV/htmlimagesLinks tabela
-link da tabela feita no passo 5 GitHub: https://12667-gv.github.io/tabelaturma-passo5/-link repositório: https://github.com/12667-GV/tabelaturma-passo5
Passo 7
Aqui seria criado um domínio de segundo nível, mas aparentemente existiam problemas com a plataforma e por isso não foi possível realizar esta tarefa. Se quiserem consultar o FreeNom o link está aqui https://www.freenom.com/pt/index.html
Passo 8
Neste passo o professor recolheu os links do GitHub que estão disponíveis aqui no passo 6, se quiserem consultar mais informação da tabela realizada no passo 5, está aí disponível, apenas seguir os endereços de GitHub
Passo 9
Aqui realizamos o curso SoloLearn de HTML, o SoloLearn é uma aplicação que ajuda pessoas que procuram introduzir-se a programação. Eu apenas realizei o curso de HTML e um pouco de CSS, mas as possibilidades são imensas.
Passo 10
Este passo é basicamente a razão de existência de este blogue, basicamente é realizar uma memória descritiva sobre o projeto todo, desde o início até ao fim.
Conclusão
Agradeço terem-me acompanhado até aqui para todos os leitores. Este trabalho foi realmente um prazer de se realizar, claro que com a sua dificuldade uma vez que nunca tinha programado em HTML, e honestamente reforço que toda a gente que queira aprender e não saiba como começar comece, vale a pena e irá sentir-se orgulhoso do resultado final.
-GV
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.