Itália é o país convidado da edição deste ano do Monstra - Festival de Animação de Lisboa, que decorre de 16 a 26 de março e terá 264 filmes em competição, anunciou o diretor da iniciativa.
A "presença de Itália" no Monstra inclui 80 curtas-metragens, oito `longas`, quatro exposições, duas sessões de `live digital painting` (pintura digital ao vivo), dois `workshops` e quatro `masterclasses`, referiu Fernando Galrito, na conferência de imprensa de apresentação do festival, hoje, em Lisboa.
Esta presença inclui uma retrospetiva dedicada a Pinóquio, a decorrer na Cinemateca Portuguesa, que começa com o filme de 1940 de Walt Disney, que adapta "As aventuras de Pinóquio" do escritor italiano Carlo Collodi, e termina com a versão de Enzo d`Aló, de 2012.
O festival inclui também uma retrospetiva de "grandes realizadores italianos", durante a qual serão exibidos filmes de, entre outros, Bruno Bozzetto, Enzo d`Aló, Simone Massi e Gianluigi Toccafondo, e uma homenagem aos realizadores russos Fyodor Khitruk e Eduard Nazarov.
Em competição estarão 264 filmes e, destes, 57 na secção Curtas Internacionais, 75 na Curtas de Estudantes, 48 na Curtíssimas, seis na Longas e 65 na Curtas Portuguesas.
Data: 05.03.2017
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.