Até ao final do ano, os serviços de emergência nacionais deverão ficar aptos a localizar automaticamente os telemóveis de quem faz chamadas para o 112. A solução está a ser trabalhada atualmente pelos técnicos da Secretaria Geral da Administração Interna.
A nova ferramenta, que pretende reduzir as perdas de tempo durante a localização de sinistrados ou vítimas de violência, deverá começar a funcionar com telemóveis Android, que já se encontram aptos a operar com a tecnologia AML (de Advanced Mobile Location). Os telemóveis da Apple só deverão passar a indicar automaticamente a localização de quem fez as chamadas quando a marca adotar esta norma tecnológica.
Com a adoção da tecnologia AML, os dois centros de atendimento que repartem a gestão de ocorrências de Norte e SuL do País passam a receber automaticamente uma mensagem de texto com as coordenadas geográficas de quem fez a chamada por telemóvel.
Além de não exigir qualquer ativação de funcionalidade ou configuração específica, o envio das mensagens AML para o 112 não tem qualquer custo associado para o utilizador.
A localização automática dos telemóveis que ligam para o 112 é uma das medidas anunciadas no pacote de 100 medidas de desburocratização e eficiência dos serviços públicos que o Governo batizou de Simplex+2017.
Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2018-04-13-112-localizacao-de-telemoveis-arranca-ate-ao-final-do-ano
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.