Pesquisar aqui

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Efeito de olhos vermelhos nas fotografias: porque acontece e como corrigir

É muito frequente encontramos fotografias em que nos encontramos com os olhos vermelhos, especialmente quando são fotografias com flash. Mas a que é que se deve este fenómeno? 

O que faz com que os olhos pareçam vermelhos?

A cor vermelha dos nossos olhos em fotografias com flash deve-se à reflexão da luz na nossa retina. Como o flash é um disparo de luz muito rápido, o nosso olho não tem tempo de ajustar as pupilas (para entrar menos luz), pelo que estas ficam dilatadas entrando uma grande quantidade de luz que vai refletir na nossa retina, sendo capturada nas fotografias. Nas fotografias eles aparentam ser vermelhos devido ao alto fornecimento de sangue à parte traseira do olho e da retina, dando-lhe uma cor natural avermelhada.

Como evitar ficar com olhos vermelhos nas fotografias?

  1. Não olhar diretamente para a máquina fotográfica - Não estando os nossos olhos em linha direta com o flash da máquina, existe menos probabilidade de ficarmos com os olhos vermelhos, visto que este efeito se deve à reflexão da luz na parte de trás dos nossos olhos, sendo também possível ficar com apenas um olho vermelho na foto, se apenas um olho estiver em linha direta com a máquina.
  2. Iluminar ao máximo o ambiente -  Quanto mais escuro se encontrar o ambiente em que está a pessoa, mais dilatadas estão as suas pupilas, ou seja, maior probabilidade de entrar uma grande quantidade de luz que, refletida, torna os olhos de uma pessoa vermelhos numa fotografia.
  3. Ligar o modo Anti-olhos-vermelhos - Atualmente, a maioria das máquinas apresenta esta função que funciona emitindo curtos flashes de luz antes de tirar uma fotografia. Desta maneira, devido aos flashes, a pupila do olho tem tempo de contrair e quando a foto é tirada, a quantidade de luz que entra no olho não é suficiente para se notar ao ser refletida, diminuindo a probabilidade de ficar com olhos vermelhos nas fotos.
  4. Afastar o flash da máquina fotográfica - Este truque só resulta se for utilizado um flash externo numa máquina DSLR. Afastar o flash do corpo da máquina reduz a possibilidade de ficar com olhos vermelhos pela maneira em como o flash deixa de estar em linha direta com os olhos e com a lente.
  5. Evitar fotografar pessoas sob o efeito do álcool - Quando se está sob o efeito do álcool os nossos reflexos são mais lentos, incluindo os reflexos da nossa pupila, não contraindo com tanta rapidez. Por conseguinte, quando o flash dispara vai entrar uma grande quantidade de luz no olho sendo refletida.

Como corrigir o efeito de olhos vermelhos nas fotos

Para corrigir o efeito dos olhos vermelhos em fotografias digitais basta usar uma ferramenta que a maioria dos programas de edição de fotografia têm, corrigindo a cor vermelha dos olhos para preto. O mesmo processo pode ser utilizado para corrigir fotografias no telemóvel, existindo inúmeras apps com ferramentas para tal.
Nas fotografias já impressas, para corrigir os olhos podemos utilizar uma caneta especial para corrigir os olhos vermelhos.


Curiosidade

Ficando com apenas um olho vermelho nas fotografias é possível que haja estrabismo e quando  o reflexo dos olhos de uma pessoa é branco ou amarelo, pode ser sinal de uma doença ocular como cataratas.


Fontes

https://en.wikipedia.org/wiki/Red-eye_effect
https://www.allaboutvision.com/resources/red-eye-photo.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.