EDUARDO GAGEIRO, nascido a 16 de Fevereiro de 1935 (83 anos) em Sacavém, foi empregado de escritório na Fábrica de Loiça de Sacavém de 1947 a 1957, onde conviveu diariamente com pintores, escultores e operários fabris, que influenciaram a decisão de fazer foto-jornalismo.
Com 12 anos publicou a sua primeira fotografia no Diário de Notícias, com honras de primeira página.
Começa a sua actividade de repórter fotográfico no Diário Ilustrado em 1957.
Esteve dois meses pela PIDE em Caxias e foi libertado devido à pressão feita por correspondentes da Associated Press ao ministro dos negócios estrangeiros
Foi colaborador das principais publicações portuguesas e da Presidência da República. Arrecadou mais de 300 prémios internacionais pelos muitos trabalhos produzidos um pouco por todo mundo. Foi o único fotografo a fotografar os terroristas que sequestraram os atletas israelitas da aldeia olímpica do jogos de Munique, em 1972.
É Mestre Fotógrafo Honorário da Associação de Fotógrafos Profissionais, desde 2009, Cavaleiro da Ordem de Leopoldo II, na Bélgica, e Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
É actualmente o único português com uma fotografia em exposição permanente na Casa da História Europeia, em Bruxelas, desde 2014
Soldados com Cravos - Lisboa, 25 de Abril de 1974 (exposta na Casa da História Europeia) |
Fontes: http://www.eduardogageiro.com/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Gageiro
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.