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quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Apache Cordova: O quê e como?

Apache Cordova (PhoneGap) é o primeiro programa de desenvolvimento de aplicações móveis de Nitobi. A Adobe Systems Nitobi foi comprada em 2011 e nomeou-a como PhoneGap, depois lançou um software de código aberto chamado Apache Cordova. 




O Apache Cordova é uma estrutura de desenvolvimento móvel de código aberto. Permite que use tecnologias padrão da web - HTML5, CSS3 e JavaScript para desenvolvimento em várias plataformas. Os aplicativos são executados em wrappers destinados a cada plataforma e dependem de ligações de API compatíveis com os padrões para aceder aos recursos de cada dispositivo, como sensores, dados, status da rede etc.


Caminhos de Desenvolvimento:

O Cordova oferece dois fluxos de trabalho básicos para criar um aplicativo para dispositivos móveis. Embora muitas vezes se possa usar o workflow para realizar a mesma tarefa, cada um deles oferece vantagens:

  • Sistema de trabalho de plataforma cruzada (CLI): use este fluxo de trabalho se quiser que a sua aplicação seja executada em tantos sistemas operacionais móveis quanto possível, com pouca necessidade de desenvolvimento específico da plataforma. A CLI copia um conjunto comum de recursos da web em subdiretórios para cada plataforma móvel, faz as alterações de configuração necessárias para cada um, executa scripts de construção para gerar binários do aplicativo. A CLI também fornece uma interface comum para aplicar plugins ao seu aplicativo. A menos que você tenha necessidade de um plano de trabalho centrado na plataforma, o plano de trabalho entre plataformas é recomendado.

  • Sistema de trabalho centrado na plataforma: use esse sistema se quiser concentrar-se em criar uma aplicação para uma única plataforma e precisar de modificá-lo a um nível inferior. Precisa de usar essa abordagem, por exemplo, se quiser que a sua aplicação misture componentes nativos personalizados com componentes Cordova baseados na Web. Como regra geral, use esse fluxo de trabalho se precisar modificar o projeto no SDK. Esse fluxo de trabalho depende de um conjunto de scripts de shell de nível inferior que são personalizados para cada plataforma suportada e de um utilitário Plugman separado que permite aplicar plug-ins. Embora possa usar esse fluxo de trabalho para criar aplicações de plataforma cruzada, geralmente é mais difícil porque a falta de uma ferramenta de nível superior significa ciclos de compilação e modificações de plug-in separados para cada plataforma.

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