Toda a tecnologia tem falhas e a programação não é excepção. Algumas linguagens são mais vulneráveis que outras e aqui fica um resumo das linguagens que são consideradas mais seguras e menos seguras.
Erros e insegurança de diversas linguagens em percentagem Imagem retirada de https://www.zdnet.com/article/which-are-the-most-insecure-programming-languages/ |
A linguagem que apresenta mais Bugs e erros de Buffer é C, que também é descrita como tendo muito comportamento indefinido. No entanto, erros destes têm sido descobertos em C++ que acaba por perder a qualidade que apresenta nesta imagem.
JavaScript que tem sido das linguagens de programação mais populares dos últimos tempos tem visto um aumento de vulnerabilidades a aumentar. Python por outro lado tem sido das linguagens que melhor se classifica perante software de procura de erros.
Contudo, para um programador experiente o que importa não é a classificação de segurança de cada linguagem, e acaba por não ser a linguagem, mas sim como é utilizada.
Fontes:
https://www.digitalinformationworld.com/2019/03/searching-for-the-most-secure-programming-language.html
https://www.zdnet.com/article/which-are-the-most-insecure-programming-languages/
https://blog.caelum.com.br/seguranca-detectando-bibliotecas-vulneraveis-com-snyk/
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.