ATÉ AGORA APRENDEMOS ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO EM QUE O OUTPUT SÃO SEMPRE VALORES, MAS AGORA VOU DEMONSTRAR COMO PROGRAMAR PARA REPRODUZIR UM FICHEIRO MP3!
Durante a publicação de hoje irei resolver o seguinte exercício de duas maneiras diferentes: Faça um código em Python capaz de reproduzir um ficheiro MP3.
Primeiramente temos de criar o nosso ficheiro Python, que nomeei 'MP3.py' e escolher o ficheiro MP3 que iremos utilizar e criar uma cópia do mesmo para dentro do projeto no nosso IDE (no meu caso, Pycharm) e dar-lhe um nome simples, em minúsculas, sem acentos e de preferência sem espaços, eu irei utilizar a música "Radio Ga Ga" da banda Queen:
Depois disso, importamos uma biblioteca chamada pygame, que falarei especificamente em publicações futuras:
import pygame
Para mais informações sobre a biblioteca: www.pygame.org
Ao inicio, o Pycharm não vai reconhecer a biblioteca, por isso clicamos com o lado esquerdo do rato em cima de "pygame" e na "lâmpada vermelha" seleccionamos "Install package pygame"
De seguida irá fazer a instalação dos ficheiros e já podemos começar a programar: "iniciamos"("init()") a biblioteca, "carregamos"("load(queen-radiogaga.mp3)") o ficheiro MP3, e damos "play"("play()") até ao ficheiro acabar ("wait()"):
import pygame pygame.init() pygame.mixer.music.load("queen-radiogaga.mp3") pygame.mixer.music.play() pygame.event.wait()
ou então, também podemos utilizar o seguinte bloco de código:
from pygame import mixer mixer.init() mixer.music.load("queen-radiogaga.mp3") mixer.music.play() input("'Stop' para a música acabar!")
Concluindo, aprendemos a criar um programa que "lê" e reproduz um ficheiro MP3 em Python!
Referências:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.