O windows 10 IoT é um sistema operativo desenvolvido pela microsoft e dedicado aos chamados "sistemas embarcados". Estes são sistemas em que o computador é completamente dedicado ao sistema controlado. Em oposição os computadores de uso geral, como os computadores pessoais, um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos. A vantagem deste tipo de sistema é que por realizar tarefas tão específicas, pode ser otimizado para as mesma, reduzindo tamanho, recursos computacionais e custos.
Este SO é gratuito (na versão Core) e serve como uma infra-estrutura em que é possível desenvolver diversas aplicações com base na internet das coisas. Para além de desenvolvimento de apps, também é possível controlar os dispositivos remotamente (incluindo fazer debugging), recolher dados e colocá-los na Cloud,... Uma das suas maiores vantagens é a sua segurança. Este SO vem equipado com diversas medidas que ajudam a manter os dispositivos controlados pelos mesmos seguros, para além disso, estas medidas são todas configuráveis.
É de notar que este sistema operativo está dividido em dois. O Windows 10 IoT Core que é voltado para dispositivos inteligentes de pequenas dimensões e projetos simples, com a capacidade de apenas rodar uma aplicação de cada vez. O Windows 10 IoT Enterprise por sua vez é uma versão completa do Windows 10, com maiores capacidades e virado para a indústria (IIoT). Ambas as versões suportam headless (não é necessário a informação estar sempre a ser projetada num display) e vêm equipadas com a assistente pessoal inteligente "Cortana".
fontes:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_embarcado
- https://www.youtube.com/watch?v=MvlTbCVlxvk
- https://developer.microsoft.com/pt-pt/windows/iot
- https://docs.microsoft.com/pt-pt/windows/iot-core/windows-iot
- consultadas no dia 07/12/2019
imagem:
- URL
- consultada no dia 07/12/2019
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.