O ESP8266, para além de um nome estranho, é uma família de pequenos dispositivo eletrónicos associados à internet das coisas por possuirem Wifi embutido. Sendo que a sua maior utilização é o oferecimento desta sua capacidade a placas de Arduino que não possuam suporte para Wifi.
Para que ambos possam ser utilizados em conjunto, é necessário que o ESP8266 possua um firmware que possa receber comando AT e que tenha a sua velocidade de comunicação definida em 9600 bauds. É importante frisar que este dispositivo suporta a criptografia WPA e WPA2.
A sua maior vantagem e também a razão de ser tão popular é o seu preço, como é óbvio existe uma diferente de fabricante para fabricante, porém este dispositivo costuma ser muito barato. Para além de servir como um adaptador Wifi para micro controladores, o ESP8266 pode ser utilizado na forma standalone, sendo possível programar diretamente no mesmo.
Como tinha dito anteriormente o ESP8266 é uma "família" porque possui diversas variações e modelos, sendo o ESP01 o mais popular.
Caso esteja a perguntar-se em que situações poderia usar este dispositivo, eu dou-lhe alguns exemplos. Precisa ligar o aquecimento antes de chegar a casa? Utilize o Arduino em conjunto com este dispositivo para que possa através da internet, ligar o aquecimento da sua casa quando está a sair do emprego. Ou desligar a sua lâmpada com o seu telemóvel, sem ter que se levantar do sofá. Está no trabalho e quer ter a certeza que o seu cão está bem? Sem problema, vejo no seu telemóvel as imagens de uma câmara que colocou na sala, por exemplo. No fundo, o limite é a sua imaginação.
Como pode ver esta "família" de dispositivos aliada a micro controladores pode ser uma maneira muito divertida de aprender tecnologia, mas também uma forma muito prática de facilitar a sua vida.
Diferentes exemplos de modelos ESP8266:
NodeMCU ESP8266
ESP01
ESP8266 - 12
imagens:
fonte:
- https://blogmasterwalkershop.com.br/arduino/como-usar-com-arduino-modulo-wifi-esp8266-esp-01/
- consultada no dia 09/02/2020
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.