O governo do Reino Unido recuou quanto à Huawei e vai banir a empresa de telecomunicações chinesa das infraestruturas 5G do país, avançou a BBC. Objetivo é que não haja nenhum componente da tecnológica na rede até 2027. Medida surge devido aos perigos que a Huawei representa para a segurança nacional, dizem responsáveis britânicos.
Foi Oliver Dowden, secretário para Assuntos Digitais, Cultura, Media e Desporto, que anunciou à Câmara dos Representantes esta decisão. Este anúncio surge após novas sanções dos EUA à Huawei por, alegadamente, operar em conluio com o governo chinês, algo que a empresa tem negado. “Esta não foi uma decisão fácil, mas é a mais acertada para as redes de telecomunicações do Reino Unido, para nossa segurança nacional e para a nossa economia, agora e de facto a longo prazo”, afirmou Dowden.
A Huawei já reagiu: “Esta decisão dececionante é uma má notícia para qualquer pessoa no Reino Unido com um telemóvel. Ameaça mover a Grã-Bretanha para a faixa lenta digital, eleva os impostos e aprofundo o fosso de acesso ao digital”. Adicionalmente, a empresa chinesa deixa um apelo: “Em vez de ‘elevar o nível’, o Governo está a nivelar por baixo e pedimos que reconsidere”. “Continuamos confiantes de que as novas restrições dos EUA não afetariam a resiliência ou a segurança dos produtos que fornecemos ao Reino Unido”, refere também a Huawei.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.