Utilizando três variáveis (espaço, tempo e interação) e possuindo uma interface gráfica, é possível criar uma dimensão marcada por um forte senso de realidade, graças à qual o usuário:
- tem a percepção de estar realmente naquele mundo, amplificada pelo uso de um software capaz de reproduzir ambientes 3D, um visualizador de realidade virtual e sistemas de áudio integrados;
- interage com a realidade visualizada, aumentando a sensação de poder tomar posse dessa dimensão através de luvas cibernéticas, mãos virtuais e joypad, que permitem tocar, mover, manipular ou fazer alterações em objetos virtuais como se fossem reais.
Dependendo do grau de imersão e envolvimento, é possível distinguir entre:
- Realidade Virtual Imersiva (VRi), acompanhada por um forte senso de imersão no espaço, que pode ser explorado visualmente graças à possibilidade de interagir com objetos virtualmente configurados.
- Realidade Virtual Não Imersiva (desktop VR), que não desperta envolvimento porque o ambiente criado não é percebido como real.
- Realidade Aumentada (AR), que permite sobrepor imagens geradas pelo computador com imagens reais, aumentando as informações.
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