Pesquisar aqui

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Viva a República


VIVA A REPÚBLICA!


Os alunos do Curso Humanístico de Artes Visuais foram a uma visita de estudo no âmbito de Área de Projecto à Cordoaria Nacional de Lisboa.

Com o título VIVA A REPÚBLICA a exposição pretende reproduzir os factos político-sociais mais marcantes da nossa história. Está metódica e cronologicamente dividida em vários núcleos, encetando com um ambiente pesado e asfixiante, alegórico à ditadura de Franco passando para a revolução da república e pela Primeira Guerra Mundial. Em suma, esta exposição evoca os acontecimentos democráticos e culturais deixados pelos nossos antecessores numa luta contra um regime arcaico e injusto.

De todas as instalações examinadas a que mais me inspirou foi a sala da Revolução pertencente ao núcleo 01. Trata-se de um espaço físico de grandes dimensões que solicita os visitantes a participar de forma interactiva. Esta sala abrange de várias formas a transição e instauração de um novo regime democrático. Conta a história dos corajosos militares da Marinha e do Exército que iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa.

Ao entrar no espaço expositivo deparamo-nos imediatamente com uma fachada visualmente estimulante, devido ao uso hiperbólico do vermelho. Para complementar o efeito gráfico é-nos apresentada a frase “REVOLUÇÃO DE 5 DE OUTUBRO DE 1985” e “A Revolução saiu à Rua” a gigantes letras maiúsculas. Por baixo dessa faixa vermelha, encontram-se uma série de pequenos textos, anúncios, notícias e imagens que se referem à tomada ao poder na madrugada do dia 5 de Outubro de 1910.

Numa progressiva observação do espaço encontramos elementos audiovisuais e multimédia. Através de um projector são-nos dadas a conhecer uma sucessão de antiquadas fotografias a preto e branco, de homens e mulheres reunidos para combater as forças armadas. Para assistirmos convenientemente confortáveis à projecção dessas imagens, existe um banco em forma de meia-lua. Entre o ecrã e esse assento comprido e confortável, está um símbolo gigante pintado no chão. É uma estrela alegórica à nossa república: as cores que mais se evidenciam são o vermelho e o verde, que simbolizam a coragem e o sangue dos portugueses mortos em combate e a esperança respectivamente. A esfera armilar Representa a época dos descobrimentos; os sete castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros. As cinco quinas simbolizam os cinco reis mouros derrotados por D. Afonso Henriques na batalha de Ourique e os cinco pontos brancos dentro de cada quina representam as chagas de Cristo. À volta de esfera armilar encontra-se uma facha circular branca com o lead “5 d’ Outubro de 1910”.

Também nos é oferecida a oportunidade de participar num jogo de computador interactivo, obviamente relacionado com o conteúdo do núcleo expositivo.

Se olharmos para baixo vamos deparar-nos com o mapa de Lisboa a cobrir quase todo o revestimento do chão. As ruas principais que marcaram o conflito estão assinaladas com um número e iluminadas por um intenso foco de luz. Esses números estão directamente interligados por uma linha preta, que os une aos acontecimentos, informando-nos em simultâneo do ocorrido no seu devido tempo e espaço.

sábado, 20 de novembro de 2010

3 novas características do Microsoft PowerPoint 2010

O novo Microsoft PowerPoint 2010 apresenta características inovadoras desde o Microsoft Office PowerPoint 2007:

1- O Microsoft Office Backstage agora faz parte do Fluent UI, acompanhando a faixa. A visão dos bastidores pode ser acessível através do File Tab, que o ajuda a encontrar recursos frequentemente utilizados para gerir os seus ficheiros de apresentação PowerPoint. (o File Tab substitui o botão Microsoft Office e File menu que eram usados anteriormente). A Backstage view é usada para administrar arquivos e dados sobre os mesmos, como criar e salvar ficheiros, inspeccionar dados e informação pessoal escondida e ajustar as opções de configuração.

2- Apresentações ao vivo com audiências virtuais. Tem a capacidade de apresentação de slides através da web ou de uma conexão a pessoas ao vivo. Pode ter alguns cenários de transmissão como:
-Convidar leitores múltiplos para ver uma apresentação a qualquer momento;

-Realizar uma apresentação de slides para pessoas que se encontram afastadas mas em contacto virtual, num contexto de uma chamada de conferência ou numa reunião.

3- Trabalhar com texto e objectos. O Novo PowerPoint 2010 oferece as melhores ferramentas de edição com um novo conjunto de Efeitos fotográficos que nos permitem transformar as imagens:

- Vídeo e edição de áudio;

- Gráficos, transições e animações;

- Ajuda e tradução.

The secret for choosing the right career

Do you want a successful career?


For many of us, finding a suitable, amusing and long-term career is in itself a long journey.

When deciding which occupation you want, take the time to realise what appeals to you, but also which jobs fit your talents and skills.

Choosing a career is all about you, because if you don't know who you are as an individual, it's going to be extremely hard to convince your potential employer to entrust you with a job. Factors as your personality, your values or motivations are extremely significant. Moreover try to think what profession would keep you stimulated and interested for a long period of time.

Once you have narrowed down your choices to just one, you will need to find out what you need to get your dream job. You could go for one which you have no training for, so you will need to consider several aspects. What qualifications do you have? And how can you gain them? What are the rewards and downsides of it?

To sum up, the key for having a successful career is to find out in what ways are you suited to it. Conduct a diligent and systematic investigation in order to discover the factors that may influence you in the decision about what career to pursue.

domingo, 7 de novembro de 2010

Tulip E-Go


Foi lançado recentemente no mercado um Notebook especialmente dedicado às senhoras, sobretudo às que gostam de marcar a diferença no seu look do dia-a-dia: O Tulip E-Go.

Com um design muito original e exclusivo, assemelhando-se quase a uma clutch, o novo E-Go dá a possibilidade à sua utilizadora de o personalizar através de capas amovíveis a seu gosto e de escolher ainda uma mala de transporte a condizer.

A empresa criadora deste inovador portátil é alemã e não se preocupou apenas com o design, já que este portátil representa o que há de melhor em termos de desempenho - tela 12.1 polegadas, AMD, 1GB RAM, disco rígido 80GB, Bluetooth e Wi-fi.

O E-Go já está à venda em Portugal e tem como preço base os 230,00 euros, podendo atingir o valor de 20.000 euros (isto se estivermos a pensar em adquirir o novo Tulip E-Go Diamond, com o laptop revestido a diamantes).


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Hardware Explicado

Cinco aspectos a ter em conta numa câmara de vídeo HD…

1. AVCHD: O novo formato que muitas camcorders HD utilizam para comprimir e guardar filmes HD na memória. O AVCHD está massificador e traz uma grande vantagem: permite que os filmes sejam guardados como ficheiros possíveis de arrastar e largar.

2. HDMI: Algumas câmaras HD incluem portas HDMI, que possibilitam a ligação a televisores e ecrãs HD.

3. Armazenamento: As câmaras mais recentes guardam os vídeos de forma digital e recorrem a discos rígidos e a suportes flash para servir de memória interna. Assim não precisa de comprar cartões de memória nem fica sem espaço.

4. Design: Se não precisa de uma camcorder avançada, que capta vídeo de qualidade superior graças ao zoom óptico, opte por uma câmara HD de bolso. Espreite as Sony Bloggie, Toshiba Camileo a Creative Vado, por exemplo.

5. Resoluções: HD pode referir-se a duas normas. Full HD representa a definição mais elevada, 1080p, mas há também o 720p e 1080i-número de linhas de pixéis no ecrã. 1080p é a melhor qualidade HD e, embora 720p seja bom, é inferior a ecrãs Full HD.

In: Revista Oficial do Windows Nº 39 Junho 2010

Já se pode piratear a PS3

From ESJGF - OMb * Multimédia, TIC e a Educação *


A PS3 tem sido das consolas mais complicadas de se piratear nos tempos que correm, mesmo já tendo sido explorada pelo geohot, o conhecido hacker responsável por ter desbloqueado o iPhone. No entanto, uma empresa australiana veio a público mostrar que a PS3 pode ser facilmente alvo de hacking e através de uma pen conhecida como Jailbreak, jogar jogos pirateados gravados dentro da consola. Por estranho que pareça, a loja que criou o Jailbreak da PS3 colocou abertamente, o que levou a Sony a abrir um processo em tribunal para a impedir a comercialização do produto. Não se sabe bem qual vai ser o fim do caso e qual será a defesa utilizada pela loja australiana. O que se sabe é que este Jailbreak já começou a causar estragos, pois o código já chegou à internet e já existem várias equipas de hackers a trabalhar em novas versões do código. Só o tempo dirá quanto a Playstation e a Sony vão ser prejudicados por um pequeno programa instalado numa pen.


in Exame Informática - Nº184 Outubro de 2010, por Daniel Sivestre

Ecrãs tácteis e Tablets


O RATO PODERÁ SER UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO...


A ideia de controlar o Windows através do toque é fantástica, mas ainda não é muito o hardware que tira partido do suporte multitoque do Windows 7. Esta situação está a mudar, com marcas como o Asus, HP, Dell e Sony a aderirem ao poder táctil. Ao invés de simplesmente equiparem os seus produtos com suporte multitoque, as marcas estão a criar novos onceitos- como o belíssimo Sony Vaio L, em PC tudo-em-um que fica tão bem pendurado na parede como em cima da secretária! O controlo táctil surgiu primeiro em modelos topo de gama, mas espera-se que durante 2010 vá aparecendo e cada vez mais PC.

As funcionalidades tácteis do Windows 7 não se destinam apenas a PC multitoque, mas também a Tablet PC.

O reconhecimento da escrita está mais rápido, preciso e utiliza a previsão de texto, é possivel recorrer a expressões matemáticas e o reconhecimento de formas transforma os seus rabiscos em desenhos. O suporte para Tablet PC está incluido no Windows 7 Home Premium, Professional e Ultimate.


Televisão 3D


Televisão 3D

É tudo uma questão de perspectiva



Já tivemos o prazer de ver o plasma 3D de 103 polegadas da Panasonic, no CES 2009, a passar imagens em Full HD a três dimensões – deverá chegar às lojas em 2010. Segundo o Strategic Impacto f 3D, um relatório da empresa de análise de mercado Futuresource Consulting, uma em cada dez casas dos Estados Unidos e Japão serão 3D – ready em 2012.

Segundo a directora de Serviços Contínuos da Futuresource, Sarah Carroll, “ Os consumidores começam a viver a experiência da nova vaga de tecnologias 3D no cinema e em publicidade digital de rua, e não faltará muito para quererem ter 3D em casa.” O relatório alerta que é necessário acordar normas e que os consumidores terão de estar preparados para investir em televisores preparados para o 3D.
“ Com o actual clima económico, investir na produção e na distribuição é um desafio.” No entanto, Carroll realça:
“ Existe um entusiasmo em torno do 3D e nós acreditamos que isso se irá traduzir em sucesso comercial durante os próximos cinco anos.”


In Revista Oficial do Windows nº 32 Novembro 2009

À conquista do mundo...

O LINK PERFEITO

Nesta página podemos planear as nossas próximas férias. Num mapa mundial, defina o seu ponto de partida e quanto dinheiro está disposto a gastar. No final, o site vai apresentando os locais até onde pode ir de avião. Pelo meio, pode definir se quer destinos de praia ou campo, se está disposto a fazer escalas ou não e até em que altura é que está a pensar viajar. Não conseguimos confirmar se os preços que aparecem, em dólares, correspondem a viagens e voos reais,mas pelo menos conseguimos ficar com uma ideia mais concreta sobre quanto é que as férias podem custar.


Retirado de Exame Informática, Outubro de 2010, n.º 184

Portátil com dois ecrãs?




Para comemorar os 25 anos sobre o primeiro portátil lançado, a Toshiba anunciou três grandes novidades - o Libreto W100, um dos primeiros do mundo com dois ecrãs, o novo Protégé R700 e o C100, um portátil com sistema operativo Android. E não é todos os dias que encontramos um notebook que tem dois ecrãs multitoque lado-a-lado, com 7" e resolução de 1.024 X 600. O novo Libretto W100 tem nessa caracteística o destaque principal , elevando substancialmente o leque de potenciais utilizações. No interior de um corpo de 819 gramas e 30 mm de espessura está um processador Intel U5400, 2GB de memória e um disco SSD de 64 Gb. O Windows 7 é o anfitrião, é claro.

O R700 vem ocupar o mais recente posto da família Protégé, que alberga os ultraportáteis da marca, incluindo os novos processadores Core i3, i5 e i7 da Intel, até 8 Gb de memória e disco de 500 GB. o ecrã tem 13,3" e preço ainda não é conhecido. Quanto ao C100, é dos primeiros portáteis equipados com o sistema operativo da Google. O Android é a estrela num netbook com ecrã de 1o,1" , 870 grmas e plataforma NVIDIA Tegra 250 Mobile. Mais recentemente, a Toshiba colocou à venda os novos T210 e T230. Não inluem drive óptica, ao estilo dos netbooks, mas têm menos de 18 mm de espessura, ecrãs de 11,6" e 13,3", e 1,48 e 1,75 Kg., respectivamente. Um sensor 3D protege o disco rígido contra quedas. Os preços são de 599 euros e 749 euros.




Fonte: Revista Oficial Windows , Agosto de 2010

Como impedir o Windows de reiniciar após actualizações!

É verdadeiramente aborrecido deixar o computador a executar determinada tarefa e depois verificar que não foi feita, pois entretanto foi efectuada determinada actualização que reiniciou o computador automaticamente. Este reiniciar sem a nossa permissão pode até acontecer quando estamos "aos comandos" mas totalmente absorvidos numa operação e não reparamos no aviso que nos permitiria atrasar alguns minutos esse reiniciar.
A solução é muito simples, basta alterar uma linha do "Registo" que impede definitivamente o reiniciar automático após actualizações:
-Execute o "Editor de registo" (prima as teclas [Win]+[R]) e digite "regedit" (sem aspas) e localize a seguinte chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows
-Faça um clique-direito sobre "Windows", selecione "Novo" - "Chave" e digite "WindowsUpdate" como nome (sem aspas).
-Faça novo clique-direito sobre "WindowsUpdate", selecione "Novo" - "Chave" e digite "AU" como nome.
-Repita o clique-direito, desta vez sobre a chave "AU", selecione "Novo" - "Valor DWORD" (32 bits). Como nome, escreva "NoAutoRebootWithLoggedOnUsers" (sem aspas).
-Por fim, faça um duplo-clique sobre "NoAutoRebootWithLoggedOnUsers" e altere o campo0 "Dados do valor" para "1", sem aspas.
-Reinicie o computador para tornar eficaz esta dica...
Dica de Catarina Nunes

Fonte: Revista "Computador" Set.2010 (edição mensal)

Mylo, o mais recente gadget da Sony

O mais recente gadget da Sony une
música e comunicação. Mylo, uma sigla para descrever My Life Online, chega ao mercado americano em Setembro.








Mylo é mais recente gadget da Sony

A Sony acaba de apresentar o seu mais recente equipamento multifacetado.
Ouvir música, guardar fotos, navegar na internet e trocar mensagens instantâneas são as suas principais utilidades.

O Mylo cabe na palma da mão e é compatível com redes wireless, permitindo aos seus utilizadores usar os serviços de mensagens instantâneas, assim como navegar na net ou ouvir música.

Com um ecrã de 6 centímetros, que se abre deslizando com a pressão de um polegar, integra de origem as aplicações Skype, Google Talk e Yahoo Messenger.

Este novo gadget começa a ser comercializado nos Estados Unidos a partir do próximo mês. Quem o quiser tem de desembolsar 350 dólares (cerca de 270 euros).
O primeiro dispositivo deste género criado pela empresa nipónica destina-se essencialmente ao grande número de utilizadores de mensagens instantâneas.

Parecido no design com a PlayStation, dirige-se, no entanto, a um público diferente: em vez dos aficcionados dos jogos, este gadget é para os fãs da música e da comunicação por mensagens instantâneas.

O Mylo está disponível em branco e preto, tem 1GB de memória (podendo ampliar-se até 4GB) permitindo armazenar fotos, música e arquivos diversos. O aparelho tem capacidade para cerca 45 horas de música, sete de mensagens instantâneas e mais de três horas de conversação telefónica através do Skype.

Retirado do site 29/10/10: http://www.mundopt.com/n-mylo-e-mais-recente-gadget-da-sony-9496.html

GraveCDs, DVDs, ou Bluerays de forma simples


O Burnware Free Edition é um programa compacto, de fácil uso e que vai ajudá-lo a gravar os seus dados em diversos tipos de discos, atendendo aos níveis de capacidade que precisar. Desta forma, se o leitor é um novato, ou mesmo um "expert" no assunto, mas valoriza o seu tempo e não quer perdê- lo em actividades "banais", este é o utilitário ideal para fazer cópias segurança e duplicar dados sem complicação nem demoras, através de uma interface concisa e contando somente com o necesssário.
Com o BurnAware Free edition pode gravar filmes,músicas,imagens, programa e quaisquer ficheiros que forem necessários numa grande variedade de suportes diferentes, onde se incluem CDs, DVDs,HD DVDs e até BLU-rays. Assim,o limite de espaço ficará limitado exclusivamente pelas capacidades do seu gravador,pois, dependendo do resto,poderá gravar dados até 100 GB,o que aumenta as suas possibilidades sensivelmente. Com esta ferramenta é possível gravar informações,ou remover dados antigos de discos regraváveis,bem comocriar novas secções emdiscos graváveis. Tudo isto com apenas alguns.
Para ter noção de como o processo é simples,basta imaginar que deve apenas adicionar os ficheiros desejados utilizando o botão "Add Files" e procurá-los nas respectivas localizações (pastas) no computador. depois clicar no canto superior direito do ecrã. Para configurar opções adicionais (deixar a sessão aberta para gravações posteriores; verificar dados após a gravação; abrir a gaveta do gravador após terminar o processo; ou testar a gravação), seleccione " Options" no menu " Disc".



Artigo retirado de: "Informática fácil" nº3- série II Mar/Abr. 2010

Como supervisionar o uso de outros computadores

Como supervisionar o uso de outros computadores!
Na passada edição foi publicada (página 26) uma solução que nos permite saber quais os programas executados num computador, por exemplo supervisionar o uso que os nossos filhos fazem do computador. Existe no entanto uma solução muito mais "poderosa", que nos permite supervisionar todo o uso de outros computadores, ligados em rede local com o nosso, e essa supervisão passa pela captura regular de imagens do ecrã, conhecimentos das páginas Web visitadas, conversas em "chats" da internet, etc.
O programa é totalmente gratuito, embora tenhamos de nos registar como utilizador.
De seguida, e sem necessidade de confirmar esse registo, basta um clique sobre "Downloads" para poder efectuar a recolha:
BlackBox Security Monitor
Uso grátis - 17,5 MB
Link ref.:16791
Na prática:
- Após recolhido o programa, instale-o no seu próprio computador, não no computador (ou computadores) a monitorizar.
- Assim que executar o programa surge o quadro "Add Computers". Seleccione "Add Remote Computers" e clique sobre "Next".
- Agora em vez do "Automatic Deployment", o melhor é seleccionar "Manual Deployment", o que lhe permite seleccionar uma pasta onde será criado o programa a instalar em cada um dos computadores a monitorizar.
- Copie estes ficheiros e execute o programa "BBAgentlenstaller" em cada um dos computadores a monitorizar.
- Assim que o fizer irá ver a mensagem de que teve sucesso. Nada mais indica ao utilizador que este computador está "sob monitorização".
- No seu próprio computador, a janela do "Black Box" indica-lhe de imediato que um novo computador está a ser monitorizado. Fazendo um clique sobre o mesmo (na coluna da esquerda do BlackBox") irá ver uma imagem do ecrã desse computador, uma captura do respectivo ecrã.
- A captura das imagens de ecrã é feita a intervalos regulares. Utilize a barra de topo para ir vendo os ecrãs mais actuais, ou anteriores, pois pode ver o que se passou em cada dia, hora e minuto.
- Para além da captura de ecrã, utilize a barra de topo para ficar a saber quais os programas executados, e por quanto tempo, quais as páginas web visitadas, quais as pesquisas feitas e até as conversas online ("chat").
- Agora que já conhece o poder deste programa, faça um clique sobre "Settings", em cima, e pode adicionar uma palavra-passe para que só você possa aceder a esta monitorização.
- Dê uma vista de olhos pelas restentes opções de configuração, que includem a possibilidade de definir alertas caso determinado programa seja executado nos computadores sob minitorização, ou se determinada página Web for aberta.
- Trata-se realmente de uma solução "poderosa", pode mesmo ser considerado um "programa espiao", deve ser utilizado com muita cautela e apenas caso seja imperiosa essa utilização...
Este Artigo foi retirado da revista Computador nº134 - Maio 2010
Catarina Pereira Mendes (nº8)

Teclado cheio de "curvas"

Seguindo as originais e elegantes linhas de design que deram origem ao popular Arc Mouse, a Microsoft aparece agora com um teclado muito leve (menos de 500 gramas) e pensado para uma utilização prática e versátil em qualquer divisão da casa. O Arc Keyboard tem uma forma "ondulada" e é perfeito, em termos ergonómicos, para utilizar sobre os joelhos. Até porque, como já deve ter percebido, tem tecnologia wireless integrada, pelo que não haverá fios nem cabos pelo meio a atrapalhar! O receptor USB que liga ao computador é minúsculo e pode até ser "escondido" na parte de baixo do Arc Keyboard. Também pode recorrer, quando quiser, ao botão On/Off, por forma a economizar alguma energia disponibilizada pelas duas simples pilhas AA.
Com um preço de €53, este teclado vai não apenas dar um toque de classe à sua sala, mas também revolucionar a forma como utiliza o seu PC lá por casa!


www.microsoft.com/hardware
(o link a cima pode servir para consulta de mais hardware)


in "Revista oficial Windows" nº 36 , de Março de 2010

Impressora 3D feita em Lego



A MakerLegoBot é impressora 3D feita a partir de um sistema Lego Mindstorms que consegue construir modelos em Lego.

Uma aplicação em Java que está a ser executada no PC pega num ficheiro com a descrição do modelo e um conjunto de instruções de montagem que são enviadas por USB para o MakerLegoBot.

A impressora selecciona as peças a partir de um conjunto pré-determinado, alinha a cabeça com a posição correcta e coloca a peça no sítio certo. Neste momento este sistema funciona apenas com peças 1x2, 2x2, 3x2, 4x2 e 8x2.



Retirado de:http://www.pcguia.xl.pt/sec-multimedia/5-multimedia/692-impressora-3d-lego.html

"Toshiba em maré de novidades"

A Toshiba apresentou ontem em Barcelona uma série de novidades em várias gamas de produto, que vão entrar no mercado entre o final do primeiro semestre e o a recta final do ano.

Disponível muito em breve, os cinco novos modelos da linha Satellite - L630, L650, L670, C650 e A660 - têm como elo de ligação a forte aposta na reprodução de conteudos na área do entretenimento e incluem a nova tecnologia Toshiba Media Controler. Com estas novidades, a Toshiba pretende criar uma oferta multimedia avançada por um custo razoável.

Em destaque estão igualmente os televisores. Ao todo, serão 33 os modelos lançados até ao final do ano e terão a capacidade de se ligarem a redes sem fios 802.11a/b/g/n, suportando WPS e DLNA. De igual forma, estes modelos serão os primeiros certificados pela Microsoft como compatívels com Windows 7.

Igualmente novo é o JournE Touch, o primeiro tablet da Toshiba. Conta com ecrã de sete polegadas e várias características interessantes, mas só deverá surgir depois do Verão.

Quanto a novidades no 3D, só em Outubro será apresentada a primeira geração de televisores Toshiba, seguindo-se outro modelo de maior calibre ainda antes do Natal.

Revista: "PC Guia"

Tiago Campos nº 22 12º5

Jogos do Facebook divulgaram dados pessoais dos utilizadores

Poucos dias depois de dois utilizadores do Facebook terem processado a rede social por alegada violação de privacidade, surge uma nova investigação que garante que os responsáveis pelos jogos Farmville e Texas HoldEm Poker terão partilhado dados confidenciais com empresas de publicidade e de pesquisa.
As graves falhas estão a ser denunciadas pelo 'The Wall Street Journal', que explica que a divulgação dos dados em causa incluía o nome dos utilizadores das aplicações e a identidade dos seus amigos, mesmo que o perfil estivesse protegido com todas as normas de privacidade. 
Ao diário norte-americano, um porta-voz do Facebook afirmou que a empresa tem feito de tudo para "reduzir drasticamente" o acesso aos dados pessoais dos membros da rede social.



http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/jogos-do-facebook-di

Apresente as suas fotos na Internet...com muita classe!!!


Toda a gente tira imensas fotos, em diversas ocasiões e momentos.
Para as fotos serem mostradas aos amigos e à família , a melhor forma é mesmo a internet.
De uma maneira mais moderna, engraçada e ''com classe'', partilhar fotos através de uma apresentação automática e dinâmica onde se podem editar as fotos é muito melhor.

fig.1 - site do programa de animação de foto kizoa.com
Este artigo foi resumido apartir do original ''Apresente as suas fotos na Internet...com
muita classe!!!'', da revista ''Guia da Internet''.


Carolina Loureiro, nº23, 12º5º

Russia pondera um sistema operativo próprio


O governo russo está a ponderar o desenvolvimento de um sistema operativo próprio para competir com o Windows da Microsoft.

Este novo sistema operativo servirá para eliminar a dependência das empresas russas dos produtos Microsoft. Responsáveis russos também referiram algumas preocupações com a segurança dos dados.

Este sistema operativo vai ser baseado em Linux tal como o Red Star Linux da Coreia do Norte.

Artigo da autoria de Pedro Tróia, retirado do site:
http://www.pcguia.xl.pt/sec-software/1-software/759-so-russia.html na sexta-feira, dia 29 de Outubro de 2010 às 9 horas e 30 minutos de Lisboa (GMT).

Apple revela nova gama MacBook Air


A PCGuia deslocou-se à capital espanhola para conhecer as mais recentes novidades do universo Apple – estamos a falar da nova geração de portáteis MacBook e da nova versão da suite iLife.
A gama MacBook Air está disponível em dois modelos de 11 e 13 polegadas (com ecrãs HD de 11,6 e de 13,3 polegadas, para sermos exactos), passando a ser os portáteis mais compactos e finos do fabricante até à data.
Uma das principais novidades não está visível – trata-se da arquitectura Unibody em alumínio, que passa a integrar o ecrã, contribuindo para uma construção mais sólida e leve (o peso mais elevado é inferior a 1,4 Kg). Segundo Serena Cheng, Product Marketing Manager da Apple, a nova gama integra ainda características e funcionalidades como «o FaceTime, Trackpad com multitoque, teclado completo, duas colunas estéreo, duas portas USB 2.0, microfone e ainda, embora apenas no modelo de 13 polegadas, um leitor de cartões SD».
Combinando uma arquitectura de processamento Intel Core 2 Duo (a 1,4GHz e a 1,6 GHz nos modelos de 11” e de 13”) e nVidia 320 M, os dois modelos contam ainda com 2 GB de RAM e armazenamento SSD, com capacidades que variam entre os 64 e os 128 GB no caso do modelo de 11” e entre os 128 GB e os 256 GB no caso do de 13”. Quanto à autonomia, Serena Cheng garante um funcionamento em rede sem fios que pode chegar, repectivamente, «às cinco e às sete horas com uma única carga». Graças a um sistema denominado Ultra Low Power State, «qualquer MacBook Air pode estar em standby durante 30 dias», garantiu ainda a responsável. Em matéria de wireless, pode ligar-se a redes 802.11n e Bluetooth (2.1).
Quanto aos preços, variam entre os 999 euros e os 1149 euros para o modelo de 11” (este último com disco SSD de 128 GB) e entre os 1299 euros e os 1599 euros para o modelo de 13” (este último com disco SSD de 256 GB).







trabalho realizado por Marta Mensurado



Este artigo foi retirado do site: http://www.pcguia.xl.pt/sec-hardware/3-hardware/757-apple-revela-nova-gama-macbook-air-e-anuncia-ilife-11.html

Olympus Apresenta E-PL1

A marca reforça a aposta no segmento de micro quatro terços
A Olympus revelou aos jornalistas a nova aposta do mercado nacional. Chama-se E-PL1 (da série Pen) e foi concebida para servir quem usa máquinas compactas mas pretende opções mais avançadas, geralmente disponíveis em equipamentos D-SLR. Ao contrário das outras versões das Pen, a PL1 conta com um flash embutido na máquina. Destaque ainda para o ecrã LCD de 2,7 polegadas (6,9 cm), para o sensor de 12.3 megapixels e para o estabilizador de imagem colocado no corpo. Entre as restantes novidades encontra-se um guia ao vivo que ajuda os utilizadores na configuração de algumas funções de máquinas reflex. Além disso, esta Pen oferece uma selecção de seis filtros artísticos (entre eles, o sépia suave). A nova máquina permite a gravação de vídeo em alta definição (720p - e tem saída HDMI) e o fabricante garante que as objectivas do formato quatro terços podem ser todas usadas recorrendo a um adaptador que a Olympus vende separadamente. A máquina pode ser adquirida por 549 euros (apenas o corpo), mas existem outros dois packs disponíveis. Se quiser adquirir o corpo com a objectiva e a de 40-150 mm, o preço a pagar é 749 euros.
(retirado da revista PCGUIA de Maio de 2010)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

As bicicletas são o transporte de eleição

No dia 17 de Setembro de 2010 a nossa escola, Escola Secundária José Gomes Ferreira, recebeu a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas (FPCUB) e a Câmara Municipal de Lisboa. Estas duas entidades vieram sensibilizar os alunos da escola para que utilizem as suas bicicletas com mais frequência, pois são um meio de transporte seguro, não poluente e bastante económico.
A Câmara Municipal de Lisboa mostrou-nos toda a rede de ciclovias que já foram criadas e algumas que ainda estão em construção, sensibilizando-nos para andar de bicicleta pois a cidade disponibiliza locais seguros para circular e locais onde podemos deixar as nossas bicicletas. A CML também disponibiliza bicicletas para podermos deslocar-nos dentro da cidade em que os primeiros 30 minutos são grátis.
A FPCUB sensibilizou-nos também para o uso das bicicletas, mas principalmente para as regras de segurança necessárias para uma circulação saudável entre ciclistas e automobilistas.
No final da palestra o Director da escola disse que a ESJGF já tinha aderido ao projecto e que já possuí-a infraestruturas apropriadas para que todos pudessem colocar as suas bicicletas dentro da escola.



De omb

ESJGF sobre rodas


No passado dia 17 de Setembro na Escola Secundaria Jose Gomes Ferreira realizou-se uma palestra de sensibilização aos alunos sobre os beneficios de andar de bicicleta.
A FPCUB para captar a atenção dos alunos projectou um "power point" que nos falava sobre as vantagens do uso deste veículo.

Fomos abordados por um jovem que nos falou sobre segurança, a prudência de circulação na via e exemplificou como proteger as nossass "biclas".
De seguida um dos organizadores da palestra afirmou o envolvimento da câmara municipal de Lisboa neste projecto intitulado:
"Vai de bicla para a escola",perguntou se alguém tinha alguma questão e passou a palavra ao director da escola que nos disse que a escola estava envolvida neste projecto e falou-nos da disponibilização de bicicletas para os alunos como transporte escolar.
Trabalho realizado por Marta Mensurado

domingo, 3 de outubro de 2010

Bicicletas em acção!

No dia 17 de Setembro de 2010, no anfiteatro da Escola Secundária José Gomes Ferreira, realizou-se uma palestra para os alunos das várias turmas do 12º ano com o apoio da FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta) e da Câmara Municipal de Lisboa.

O tema desta palestra era simples: a adesão dos jovens ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. Este tema foi introduzido através de diversos "slideshows" e de discursos de alguns membros da federação, reforçando algumas vantagens como a protecção do ambiente, o gasto económico, a saúde e a segurança dos jovens.

Foi-nos também exposto um projecto que muitos de nós já testemunhámos e que continua relacionado com o tema do evento: a criação de ciclovias na cidade. Trata-se de um projecto recente e ainda em crescimento, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa.

Por fim, o objectivo deste evento é informar e persuadir à adesão, contudo, cabe-nos a nós decidir aderir ou não a este meio de transporte.



Beatriz Cabeleira, nº5
Miguel Ferro, nº16
12º5

terça-feira, 28 de setembro de 2010

"Ganda" Pedalada



No dia 17 de Setembro, foi dada uma conferência, na nossa escola, da autoria da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta, que apelava ao uso mais frequente de bicicletas nas estradas portuguesas.
Para iniciar a conferência foi destacado um representante da FPCUB que começou por falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens do uso deste tipo de veículo. Foram elas a poluição reduzida, menos gastos económicos, mais lugares de estacionamento e a redução do trânsito nas estradas. Em relação às desvantagens, há sempre o problema do tempo demorado a percorrer uma distância que, num outro tipo de veículo motorizado como um carro ou uma mota, se percorreria em metade do tempo. Outra agravante são as condições meteorológicas que se enfrentam ao circular numa bicicleta em vez de num carro, uma vez que o segundo é um veículo fechado que não permite a entrada de chuva. No entanto, fomos informados que se nos protegermos correctamente da chuva, podemos eventualmente chegar menos molhados ao nosso destino do que se viajarmos de carro. Seguidamente, fomos presenteados com dois termos relacionados com a segurança: activa e passiva. A segurança passiva, de certa forma, complementa a segurança activa. Como foi respondido, segurança passiva traduz todo o equipamento que se destina a proteger o condutor no caso de ter lugar um acidente que envolva o ciclista (são exemplos as luvas e o capacete). Por outro lado, a segurança activa traduz o cumprimento das regras de circulação e de trânsito. Saber andar na estrada faz parte da segurança activa. Conclui-se portanto que um tipo de segurança não existe sem o outro. Fomos depois presenteados com imagens e vídeo de uma escola, onde se aprende a circular na via pública com uma bicicleta, e de um parque de estacionamento para veículos não motorizados (bicicletas), que apresentava uma grande confusão devido ao elevado número de pessoas presentes. Já a terminar, foi-nos indicado como deveríamos e em que local da bicicleta deveriam ser aplicadas as medidas de segurança anti-roubo, que, de acordo com a informação que nos foi dada, era na zona traseira da bicicleta, onde incluíamos a roda traseira para evitar a desmontagem da mesma, o que permitiria o roubo do veículo. No fim, foi então altura dos agradecimentos por parte da escola à federação pela sua presença, feitos pelo director da escola, o que encerrou a conferência.

André Duarte n.3 e Francisco Fernandes n.9

sábado, 25 de setembro de 2010

De Bicla para a Escola

De Bicla para a Escola!

No dia 17 de Setembro , sexta-feira, deslocámos-nos conjuntamente com outras turmas do 12º ano, para assistir à conferência "De Bicla para a Escola". A apresentação decorreu no anfiteatro e foi realizada por um representante da Câmara Municipal de Lisboa e outro da FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta).
Como introdução a representante da Câmara abordou o tema da criação de ciclovias para facilitar a deslocação dos ciclistas na cidade, assim como postos de aluguer de bicicletas (grátis nos primeiros trinta minutos). Promoveu os jovens a irem de bicicleta para a escola, sublinhando a importância que têm para a saúde e para o ambiente. foi frisado o facto deste velocípede ser seguro e barato para estimular o interesse dos alunos.
Seguiu-se a apresentação do representante da FPCUB, onde este referiu as medidas essenciais para se se poder circular de forma segura pelos subúrbios urbanos.
A conferência foi interessante e incentivou os jovens a aventurarem-se pela cidade de bicicleta. Focou-se nos benefícios desta actividade: Os alunos poderão aderir a este projecto pelo facto de ser saudável, económico e seguro!
Margarida Moura (nº2)
Catarina Mendes (nº8)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Transporte Ecológico

From OMB

No passado dia 17 de Setembro, realizou-se no Anfiteatro da Escola Secundária José Gomes Ferreira uma palestra organizada pela Federação Portuguesa de Ciclo Turismo (FPCUB).
    Esta iniciativa visou a promoção do uso das bicicletas como meio de transporte alternativo ao automóvel e até transportes públicos. Para tal a apresentação serviu-se de um suporte digital de slide-show, onde foram mencionados argumentos como a prevenção ambiental e a segurança nas estradas. Muito sinteticamente, as principais vantagens referidas pelos oradores da FPCUB foram os seguintes: a bicicleta é um meio de transporte ecológico, mais económico e promove a saúde.
    A conferência pôde contar com a presença de bastantes alunos – principalmente do 12º ano de escolaridade – bem como de membros do corpo docente. Contudo, até ao momento, não parece existir muita aderência ao conceito geral da iniciativa, uma vez que os alunos se continuam a deslocar para a escola de transportes públicos e/ou automóvel.

Eco-estudantes

From OMB


No passado dia 17 de Setembro, foi apresentado na Escola Secundária José Gomes Ferreira o projecto “Benfica Ciclável”.
Este projecto parte de uma colaboração entre a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito do Projecto Global do Fundo ONG - Componente Ambiental, lançado pela "eea-grants - Mecanismo Financeiro Norueguês".
Na escola estiveram presentes representantes da Câmara Municipal de Lisboa e da FPCUB, que apresentaram aos alunos o projecto e ensinaram como utilizar as recentes ciclovias, mostrando os percursos existentes e apresentando algumas regras para se deslocarem em segurança.
Os representantes da CML e da FPCUB salientaram ainda que a bicicleta é um meio de transporte saudável, não poluente e barato, o que o torna no meio de transporte ideal para estudantes. Para além disso, com a construção de ciclovias por toda a cidade é cada vez mais fácil a deslocação dos ciclistas.
Vão ainda ser implementados em Benfica quiosques com sistema de bicicletas partilhadas, semelhantes aos presentes noutros locais do país, para o usufruto da sua população.

Com a tua "Bicla" chegas mais longe

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) e a Câmara Municipal de Lisboa - Departamento de Ambiente e Espaços Verdes, organizaram a 17 de Setembro de 2010, na Escola Secundária José Gomes Ferreira, uma palestra sobre como tornar a bicicleta o nosso meio de transporte. A conferência apresentou o projecto «Benfica Ciclável», em que o objectivo é sensibilizar os alunos a aderir a esta nova iniciativa.
O projecto da FPCUB promove os jovens a aventurarem-se pelas ruas de Lisboa na sua “Bicla”, de modo a sustentabilizar e rentabilizar o nosso planeta, para isto foram concebidos circuitos de passagem de bicicletas, e já se pensa vir a construir parques de estacionamento próprios para bicicletas.
Qualquer pessoa pode contribuir para um mundo melhor, basta pedalar!
De Oficina de Multimédia

FPCUB a sensibilizar escolas

No dia 17 de Setembro pelas 10 horas na Escola Secundária José Gomes Ferreira, teve lugar uma visita da FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta) com o objectivo de sensibilizar os jovens desta escola a utilizarem frequentemente as bicicletas.
Nesta visita da FPCUB, com o apoio de apresentações em Power Point trataram se vários temas, como o porquê de optarmos pela utilização da bicicleta e as suas vantagens, a segurança dos ciclistas e onde e como podemos estacionar as bicicletas em segurança, as medidas de segurança que cada um deve tomar ao circular de bicicleta na via publica, as várias ciclovias disponíveis na cidade de Lisboa e também as que estão em construção

De fotos FPCUB

Alunos sobre Rodas

From Bicicletas

A Escola Secundária José Gomes ferreira, no passado dia 17 de Setembro, foi a anfitriã de uma palestra oferecida pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB). No anfiteatro, cerca de 100 alunos do 12º ano assistiram a uma apresentação que teve como objectivo sensibilizar o auditório para o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade de Lisboa.
Num clima de ligeira agitação, alguns representantes da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e da FPCUB enunciaram as vantagens do uso da bicicleta, sendo as três palavras de ordem BARATO, SEGURO e ECONÓMICO.
A representante da CML revelou quais os planos da autarquia para promover esta medida, os quais passam pela construção de ciclovias por toda a cidade, assim como postos de aluguer de bicicletas espalhados por Lisboa, esta última uma iniciativa da EMEL (Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa).
Os mandatários da FPCUB focaram a sua apresentação nas precauções a ter de modo a ser possível circular com segurança (tendo até proposto um curso de condução de bicicletas), assim como algumas medidas de protecção e manutenção deste veículo.
No final o Director da ESJGF, Manuel Esperança, agradeceu aos convidados e anunciou a renovação do parque de estacionamento já existente, de modo a que este reúna as condições para albergar este meio de transporte.
Embora os alunos tenham aderido à conferência, é ainda cedo para concluir se esta irá ter efeitos práticos.
André Rocha e Pedro Roque Domingues
12º 5ª

Bicicletas Exemplo

Palestra da FPCUB no anfiteatro da ESJGF

From Bicicletas

De Bicla por Lisboa

No passado dia 17 de Setembro, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB), em equipa com um membro da Câmara Municipal de Lisboa, organizou uma palestra na Escola Secundária José Gomes Ferreira, sendo abordado o tema da utilização da bicicleta em áreas urbanas, tendo como objectivo a sensibilização dos alunos quanto a esta questão.
Foram apresentados vários benefícios do uso da bicicleta, e algumas medidas de segurança. O projecto de aluguer de bicicletas na cidade de Lisboa foi também discutido, sendo revelados os pontos da cidade onde as bicicletas públicas estarão disponíveis.
A FPCUB apresentou Amesterdão como um exemplo a seguir, visto que a cidade holandesa tem como principal meio de transporte a bicicleta. Com o slogan "De Bicla para a Escola", a apresentação da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta foi bem aceite pelos alunos da escola secundária.


De OMb

Pedalar para estudar


No dia 17 de Setembro os alunos da Escola Secundária José Gomes Ferreira foram assistir a uma palestra organizada pela FPCUB, cujo título era “Vai de bicla para a escola”. Esta apresentação tinha como objectivo de incentivar os alunos para irem para a escola de bicicleta por ser um veículo muito seguro, económico e benéfico para a saúde. Nesta palestra os organizadores deram-nos uma pequena explicação sobre como devemos utilizar este mesmo veículo, ou seja, as suas regras de segurança e como devemos circular na estrada de forma prudente e responsável. Também nos explicaram as diversas vantagens que temos através do uso das bicicletas, que são a rapidez, flexibilidade, facilidade em estacionar, economia e saúde (exercício físico enquanto se pedala). Concluíndo, esta palestra organizada pela FPCUB serviu para mostrar aos alunos qual é o papel da bicicleta na mobilidade urbana, no ambiente e na saúde.

Maria Ogando, Tiago Campos

FPCUB


            No passado dia 17, assistimos a uma palestra desenvolvida pela FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta), no anfiteatro da respectiva escola que frequentamos, Escola Secundária José Gomes Ferreira. Entre muitas recomendações e informações foi-nos incitado o uso mais frequente da bicicleta, não só como actividade de lazer como também meio de transporte devido à sua segurança e ao facto de não poluir o meio ambiente.
A palestra revelou-se bastante acessível e interessante, embora os alunos não tivessem tirado grande proveito da mesma. Segundo a informação fornecida, a cidade de Lisboa contém ciclo-vias seguras e bem distribuídas e o uso da bicicleta é igualmente seguro, económico, divertido, saudável e, principalmente, ecológico.

Carolina L. e Maria R.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Novo gestor de passwords online gratis - Mitto

Hoje em dia e com os inúmeros serviços disponíveis na Web é extremamente difícil e chato ter que decorar imensos acessos de múltiplos serviços.
O Mitto, poderá resolver esse problema, além de ser grátis faz a gestão completa dos acessos aos serviços mais comuns como o Gmail, Yahoo Mail, Facebook, eBay, Amazon, Twitter, LinkedIn entre outros. Ao permitir que o Mitto possa guardar o seu acesso do Gmail por exemplo, este poderá aceder com a sua permissão a outros serviços integrados na sua conta Google como o Blogger, Youtube, Orkut ou o Google Reader.
Para aumentar ainda mais a segurança o Mitto permite a integração de um número de telefone além das 3 questões de recuperação de acesso e de um gestor de logins.

O melhor blogue é...

Foi anunciado o vencedor do «Melhor Blogue», nos BOBs (Deutsche Welle Best of Blog Award), organizados pelo jornal alemão Deutsche Welle, na quinta-feira. O prémio foi para uma equipa de africanos e americanos que criaram o blogue Ushaidi.com, noticia o Deutsche Welle.

«Ushahidi» é uma palavra suaíli que significa testemunho. O blogue foi criado originalmente para denunciar casos de violência no Quénia, após as eleições em 2008, no entanto, tem acompanhado desastres como o sismo no Haiti.

Os utilizadores podem enviar e-mails para o Ushahidi sobre a localização das vítimas e os sítios onde é necessária ajuda. O blogue serve, deste modo, como um mapa interactivo que pode auxiliar as instituições humanitárias a organizarem-se.

Os membros do júri ficaram bastante «impressionados» com o projecto, devido à vertente de auxílio a populações, no Haiti e em outros sítios do mundo.

«O Ushahidi é uma plataforma que as pessoas podem usar de forma independente, a partir dos próprios computadores», referiu um dos membros da equipa, Victor Miclovich.

Link para o site:
http://blog.ushahidi.com/

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Street Cubes for Nike


Para promover a abertura da nova loja Nike em Londres Nike ID encomendado pickledonion ltd, através de sua agência de comunicação Naked, para a construção de software para um conjunto de móveis instalações ao ar livre, os cubos de rua. Rom e filho desde a gestão do projecto na concepção e produção do software e integração com os cubos de física.

o projeto
Os cubos apareceram em vários locais de Londres, em vésperas do Natal de 2007. Os utilizdores foram atraídos pela mostra de cubos videowall, as pessoas ganhatam prémios por meio de uma loteria bluetooth, que enviou mensagens para seus telefones móveis.




Fonte:


sábado, 24 de abril de 2010

Little Krishna: Filme da animação totalmente construído com software da Autodesk

Little Krishna: Filme da animação totalmente construído com software da Autodesk

Autodesk Software Breathes Life into "Little Krishna" Animated Series First Indian Production Acquired by Nickelodeon

San Rafael, Calif., June 22, 2009-Autodesk, Inc. (NASDAQ: ADSK) today
announced that one of India's leading animation studios - BIG Animation, a
Reliance ADAG Company - used Autodesk Maya software to animate the magical
worlds of the new "Little Krishna" animated series.  The company relied on
the Autodesk Smoke and Autodesk Flame systems for finishing and final
output of the 13-episode program.  "Little Krishna" is a joint production
between The India Heritage Foundation and BIG Animation, and marks the
first time that Nick International (Nickelodeon) has acquired a series
produced in India.

"The best animation talent in India has grown up using Autodesk Maya,"
explained Ashish SK, CEO of BIG Animation. "Since Maya is our 3D platform
we're able to recruit the industry's top artists. Maya is our lifeline for
production. As well, product interoperability and the excellent support we
receive from Autodesk are some of the main reasons we continue to rely on
Maya, Smoke and Flame."

A family-friendly entertainment series, "Little Krishna" unfolds the
chronicles of a beloved prankster and his metamorphosis into India's
legendary heritage character.  More than 300 characters are featured in the
series. BIG Animation relied on its Maya-centric pipeline to efficiently
build, animate and manage the signature characters and detailed scenery
that make this program unique.

Retirado de: http://www.animationmagazine.net/pressbox/2009/06/autodesk-software-breathes-life-into-little-krishna-animated-series-first-indian-production-acquired.html

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ecoplaneta

O tema chave é o ambiente e as alterações climáticas, e a qualidade percepcionada pelo público levou a que o blog espanhol Ecoplaneta fosse eleito como o melhor na categoria.

Manuel A. Almeida, o criador do blog, já tinha ganho outros prémios com o Mangas Verdes, uma plataforma internacional de notícias sobre a blogosfera e a política em Espanha. No Ecoponto é só a natureza que domina, com informação sobre sustentabilidade, biodiversidade e novas ideias para reduzir o impacto no planeta.

Entre os nomeados contam-se blogs de diferentes nacionalidades, todos virados para as mesmas palavras-chave, que hoje importa destacar com um sublinhado ainda mais verde para assinalar o Dia da Terra.



quinta-feira, 15 de abril de 2010

Um ecrã fininho e flexível como uma folha de papel

O Japão assinala a 20ª exposição de tecnologia, o FinTech Japan Display, em Tóquio, na qual é exibido um ecrã electrónico tão fino e flexível como uma folha de papel.
O engenho é composto por um ecrã de plástico muito leve que imita as folhas das revistas e de pequenos jornais. Vários visitantes inspeccionaram com curiosidade o dispositivo

quinta-feira, 18 de março de 2010

Como contar uma historia digital?

-----------------------------------------------------------
digital story (dig·i·tal sto·ry)
A short, first-person video-narrative created by combining recorded voice, still and moving images, and music or other sounds.
-----------------------------------------------------------

A Microsoft (MS) editou, em Janeiro 2010, um documento de 28 páginas com diversas ideias para desenvolvimento de Projectos com os nossos alunos, através da criação de histórias digitais. 

É de salientar a elevada qualidade das ideias apresentadas neste documento. Vale mesmo a pena gastar um pouco de tempo com este PDF: Digital Storytelling

Outro documento muito interessante é este Cookbook de 40 páginas, que nos ensina "receitas" para contar uma boa historia digital. A não perder.

-----------------------------------------------------------
digital storyteller (dig·i·tal sto·ry·tell·er)
Anyone who has a desire to document life experience, ideas, or feelings through the use of story and digital media. Usually someone who has little to no prior experience in the realm of video production but can spend a few days participating in a workshop, exploring and sharing a story with creative, and technical assistance from compassionate, and talented technically skilled staff.

-----------------------------------------------------------

segunda-feira, 15 de março de 2010

Domínio «.com» faz 25 anos

O domínio da Internet .com comemorou 25 anos esta segunda-feira. Começou com seis «sites» registados em 1985 e actualmente são mais de 86 milhões.
Durante a maior parte dos anos 1980 e o início da década de 1990, o domínio .com era praticamente desconhecido, mas hoje é um elemento diário na vida de todos e o maior símbolo de actividade na Internet.
Em 1985, a primeira companhia a adoptar o .com foi a construtora de computadores Symbolics. Actualmente, são mais de cem mil os «sites» .com registados diariamente.
Mark McLaughlin, presidente executivo da Verisign, empresa responsável pela manutenção do domínio .com, indagou, surpreendido: «Quem iria adivinhar, há 25 anos, aquilo que a Internet se tornou hoje, o número de negócios que permitiu construir?».
«Penso que todo o processo de acesso, procura e obtenção de informação vai ser radicalmente diferente», afirmou, referindo-se aos próximos 25 anos.
Apenas 12 anos depois da criação, o domínio .com atingiu um milhão de «sites» registados, assistindo-se a uma enorme expansão nos dois anos seguintes, com mais de 20 milhões de nomes registados.

quinta-feira, 11 de março de 2010

O que todos querem



O que todos querem Se tem interesse em saber qual a palavra mais pesquisada em 2009, continue a ler esta notícia.
A resposta certa é Michael Jackson. O cantor norte-americano aparece no topo das palavras mais pesquisadas durante este ano em vários motores de busca, entre os quais o Google, o Bing e o Yahoo!

Mas vamos por partes: é que este é uma das poucas semelhanças entre os tops dos vários motores de pesquisa.

No caso do Bing, o produto da Microsoft, a predominância dos utilizadores norte-americanos fez-se sentir: é verdade que os termos do pódio são universais (Twitter e gripe suína, além do cantor falecido em 2009), mas no top 10 também encontramos entradas que pouco dizem à maioria dos europeus, como a actriz Farrah Fawcett. Outra entrada curiosa é a de outra estrela falecida em 2009: Patrick Swayze.

Se no Yahoo! a palavra mais pesquisada é a mesma (Michal Jackson), podemos encontrar outras novidades no top10: desde logo o Wrestling, com a entrada WWE a ocupar a terceira posição, mas também Twilight, a saga de vampiros que tem vindo a invadir as livrarias e os cinemas. Do top10 também fazem parte Birtney Spears, em quinto, e o programa American Idol.

E Portugal?

Claro que quisemos logo saber os dados para Portugal. Mas apenas um site de pesquisa tem dados organizados por país – o Google. Infelizmente, os dados incluem diversos países, como El Salvador ou a Nigéria, mas não Portugal.Ainda assim, é possível encontrar uma entrada relativa a Portugal.

É no ranking relativo à União Europeia; neste, além das palavras mais pesquisadas (e aqui não há novidades: facebook, youtube e Hotmail ocupam os primeiros lugares) também estão disponíveis pesquisas por aplicações para telemóveis, produtos à venda on-line ou festivais…

E é precisamente nesta última categoria que aparece Portugal. É que entre todos os festivais, o Sudoeste é o segundo mais pesquisado, logo atrás do festival germânico de Sonnenrot e à frente do festival de cinema de Veneza.

Em língua portuguesa, temos os dados relativos ao Brasil. Dois serviços brasileiros conseguem colucar-ser entre as pesquisas mais frequentes – o orkut é mesmo líder, ao passo que o baixaki aparece em quarto lugar (o youtube é segundo e o Hotmail terceiro). Nas pesquisas sobre desporto temos alguns clubes entre os primeiros lugares (corinthians é terceiro, palmeiras quinto e flamengo sexto), mas é o canal globo esporte o tema mais pesquisado. Outro dado curioso é a quarta entrada na categoria entretenimento: jogos de meninas.

Top10 dos três maiores motores de pesquisa mais utilizados em todo o mundo (por ordem)

Bing: Michael Jackson; Twitter; Swine Flu; Stock Market; Farrah Fawcett; Patrick Swayze; Cash for Clunkers; Jon and Kate Gosselin; Billy Mays; Jaycee Dugard.

Yahoo: Michael Jackson; Twilight; WWE; Megan Fox; Britney Spears; Naruto; American Idol; Kim Kardashian; NASCAR; Runescape.

Google: Michael Jackson; Facebook; Tuenti; Twitter; Sanalika; New Moon; Lady Gaga; Windows 7; Dantri.com.vn; Torpedo Gratis