Nos últimos anos, tem crescido na internet, com foco nas redes sociais, uma tendência para a propagação de notícias falsas. Este tipo de conteúdo, além de falso, facilmente engana os leitores e gera uma onda de desinformação que se tem tornado preocupante.
Depois do Facebook anunciar medidas para combater este tipo de notícias, foi altura da Google também reforçar as suas medidas.
Embora este seja um mal presente na internet em geral, tem um efeito agravado nas redes sociais visto que, com o sistema de partilhas, rapidamente se propaga levando várias pessoas a assumir como verdadeiro.
Para tentar resolver estes problemas, o Facebook já anunciou recentemente medidas para combater este tipo de notícias, esperando trazer mais credibilidade a quem produz conteúdo de qualidade.
Embora o foco de propagação deste tipo de notícias seja nas redes sociais, a verdade é que a Google tem também enfrentado problemas com este conteúdo.
De forma a adaptar-se às novas exigências, a Google irá investir 300 milhões de euros em 3 anos com a criação do Google News Initiative (GNI). Este projeto visa combater a criação e propagação de notícias falsas, assim como dar destaque ao tipo de publicações online que apresentam conteúdo relevante e verdadeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.