Assim como na matemática (e a vida real, no fundo), na programação existem os valores lógicos: verdadeiro e falso.
Como já devem saber, o tipo de dado boolean (bool) é o que guarda true ou false.
bool valor = false;
Então, também existem os operadores lógicos:
Negação (!)
A negação serve para "inverter" um valor lógico, assim como o til (~) da matemática:
Falso será verdadeiro, Verdadeiro será falso.
Escreve-se com um ponto de exclamação (!) antes da variável (ou valor lógico).
bool variable = true; bool notvariable = !variable; bool variable2 = false; bool notvariable2 = !variable2;
notvariable2 vai ter valor oposto a falso (verdadeiro).
Conector E (&&)
O conector E, também chamado de AND, vai nos dar a combinação de dois valores lógicos, assim como o Λ da matemática (os dois têm de ser verdadeiros):
- Verdadeiro e Verdadeiro - Verdadeiro
- Verdadeiro e Falso - Falso
- Falso e Falso - Falso
bool variable = true && true; bool variable2 = true && false; bool variable3 = false && false;
variable2 vai ser falso (verdadeiro e falso).
variable3 vai ser falso (falso e falso).
Conector Ou (||)
O conector OU, também chamado de OR, vai nos dizer se pelo menos um de dois valores lógicos é verdadeiro, assim como o V da matemática:
- Verdadeiro ou Verdadeiro - Verdadeiro
- Verdadeiro ou Falso - Verdadeiro
- Falso ou Falso - Falso
Escreve-se com "||" entre duas variáveis (ou valores lógicos).
bool variable = true || true; bool variable2 = true || false; bool variable3 = false || false;
variable2 vai ser verdadeiro(verdadeiro ou falso).
variable3 vai ser falso (falso ou falso).
Se tentarmos fazer print da variável com valor lógico, vai ser 0 (falso) ou 1 (verdadeiro).
Em vez de false e true podemos usar 0 e 1 da mesma forma.
Estes operadores lógicos vão ser muito úteis nas condições, que falarei brevemente.
Referências
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