Carros autónomos e inteligentes eram apenas ficção científica à poucos anos atrás. Porém, cada vez mais este conceito é uma realidade, sendo possível possuir veículos com capacidade de condução autónoma, um pouco limitada, como os Tesla. No futuro espera-se que estes veículos sejam capazes de até reabastecer sozinhos.
Mas vamos ao fundamental deste post, como a IoT torna tudo isto possível? Apesar de a tecnologia envolvida na fabricação destes automóveis depender de cada marca, a maioria usa uma série de radares detectores de laser e câmaras para mapear o ambiente envolvente ao automóvel. A informação é depois processada e analisada, sendo depois enviadas instruções para o carro tendo em conta os dados obtidos.
No futuro (após a implementação do 5G) espera-se criar uma rede que conecte todos os carros que se encontrem próximos, e consequentemente os seus sensores, pois apenas quando todos os carros estiverem a funcionar em sincronia, partilhando informação com a qual todos acordam, será possível atingir a tão desejada, completa automação. Ora isto nada mais é do que conectar todos os sensores de diversos carros a uma só rede, através da internet, traduzindo, criar um sistema IoT!
blogue pessoal sobre tech:
fonte:
- https://www.iotforall.com/iot-and-autonomous-vehicles/
- consultada 10/11/2019
imagem:
- URL
- consultada 10/11/2019
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.