A Pixar cumpriu uma promessa feita há quase um ano: nesta
terça-feira (24), a companhia tornou o RenderMan gratuito para uso não
comercial. Para quem desconhece, estamos falando do software que foi usado na
criação de animações como Toy Story, Wall-E e Procurando Nemo.
O RenderMan é tão importante para a indústria
cinematográfica que chegou a ser premiado com um Oscar especial por conta das
contribuições que trouxe para o segmento de animações gráficas. O tempo de
mercado também denuncia o seu prestígio: a primeira versão do RenderMan surgiu
há quase 27 anos.
Além de filmes de animação gráfica, o RenderMan também já foi (e é) usado na criação de cenários e outros elementos de grandes produções, entre elas, Titanic, os episódios mais recentes de Star Wars e a trilogia Senhor dos Anéis.
Não é que a Pixar tenha participado diretamente da produção
de todos esses filmes. Há anos, qualquer outro estúdio ou profissional da área
pode utilizar o RenderMan mediante o pagamento de licença.
Por que então a Pixar apareceu agora com a modalidade
gratuita? Para tornar o RenderMan ainda mais conhecido entre os profissionais
da área. A própria companhia argumenta que “as limitações no acesso ao software
são um freio no desenvolvimento da indústria [cinematográfica]”.
Todo mundo pode usar o RenderMan para qualquer finalidade
não comercial, como já informado. A versão gratuita é completamente funcional,
ou seja, não conta com recursos desativados ou exibição de marcas d’água
obrigatórias, por exemplo.
Aqueles que precisarem explorar comercialmente algum
trabalho feito no RenderMan não irão judiar muito do bolso: a licença do
software custa US$ 495 com uma taxa anual de renovação que sai por US$ 200. São
valores razoáveis para um produto da categoria.
Mas há uma ressalva importante aqui: o RenderMan, por si só,
é um motor de renderização. Para usá-lo, é necessário integrá-lo a um software
de modelagem e animação 3D. Maya e Katana são, atualmente, as únicas opções
compatíveis oficialmente.
Também é possível utilizá-lo com o Blender (software de
modelagem de código-fonte aberto), por exemplo, embora uma ou outra
configuração específica possa ser necessária.
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