A preparar o seu primeiro desportivo 100% eléctrico, a Porsche quer que os seus clientes (e empregados) conheçam bem a tecnologia na base do Mission E. Razão pela qual recorreu à Realidade Virtual.
Com a apresentação da versão de produção agendada para o final de 2019 e a entrega das primeiras unidades prevista para o ano seguinte, 2020, a Porsche decidiu começar já a educar os seus clientes para o primeiro desportivo 100% elétrico da marca de Estugarda – o Mission E. Motivo pelo qual optou por recorrer à Realidade Virtual, não só para mostrar ao futuros proprietários do modelo a tecnologia que está na base do automóvel, mas também para treinar os seus empregados para aquilo com que terão de lidar . A Porsche decidiu criar uma nova aplicação, que pode ser usada com recurso a um mero Smartphone, a qual desvenda o desportivo elétrico, através da Realidade Virtual.Esta tecnologia permite mostrar ao utilizador não só detalhes do exterior e interior do coupé desportivo elétrico de quatro portas, como também a aerodinâmica do veículo, através de uma animação explicativa.
A par destas sessões de esclarecimento aos clientes, a Porsche está a utilizar a mesma tecnologia para dar formação aos seus empregados, sobre o Mission E. Neste caso em particular, recorrendo não a um Smartphone, mas sim a óculos de Realidade Virtual. Com este equipamento, o empregado pode participar numa espécie de workshop, interagindo virtualmente com o carro, ao mesmo tempo que o próprio sistema o vai ensinando sobre a melhor forma de atuar no veículo.
Recorrendo a esta nova tecnologia de formação, os funcionários da Porsche
podem, por exemplo, não só conhecer todas as especificidades do sistema de alta
voltagem que está na base do carro, como até mesmo treinar a reparação das
baterias, sem o perigo de acabarem eletrocutados.
“A Realidade Virtual oferece possibilidades infindáveis em termos de
formação, relativamente aos sistemas e funções que atualmente fazem parte dos
veículos”, defende a marca de desportivos, num comunicado onde realça que, “ao
utilizar uns simples óculos de Realidade Virtual, o funcionário pode, por
exemplo, visualizar todo o sistema elétrico, que não seria possível ver na
totalidade num veículo real”.
Outra vantagem, acrescenta o fabricante, “é o facto de os empregados poderem aprender a realizar operações de manutenção delicadas ou com algum grau de perigo, de forma virtual, sem qualquer risco”. Ainda assim, a Porsche reconhece que o treino com recurso a realidade virtual não é suficiente para substituir a aprendizagem em veículos reais. Mas, “não deixa de ser um excelente ponto de partida”.
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