Em engenharia de software, um pipeline consiste em uma cadeia de elementos de processamento ( processos , threads , corrotinas , funções , etc. ), dispostos de forma que a saída de cada elemento seja a entrada do próximo; o nome é por analogia a uma canalização física. Normalmente, alguma quantidade de buffer é fornecida entre elementos consecutivos. As informações que fluem nesses pipelines costumam ser um fluxo de registros , bytes ou bits , e os elementos de um pipeline podem ser chamados de filtros; isso também é chamado de padrão de design de tubos e filtros . Conectar elementos em um pipeline é análogo à composição de funções .
Estritamente falando, um pipeline é linear e unidirecional, embora às vezes o termo seja aplicado a fluxos mais gerais. Por exemplo, um pipeline basicamente unidirecional pode ter alguma comunicação na outra direção, conhecido como um canal de retorno ou backchannel, como no hack lexer , ou um pipeline pode ser totalmente bidirecional. Fluxos com árvore unidirecional e topologias de grafo acíclico direcionado se comportam de forma semelhante a pipelines (lineares) - a falta de ciclos os torna simples - e, portanto, podem ser vagamente chamados de "pipelines".
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