Atualmente, existem mais de 600 linguagens de programação completamente diferentes no mercado. Portanto, não é de se estranhar que se queremos começar a aprender um deles, queiramos escolher aquele que tem uma ampla gama de aplicações que serão úteis em um setor de alta demanda. Quais são as diferenças básicas entre PHP e JavaScript?
Qual é a linguagem PHP?
PHP é uma linguagem de programação conhecida como script. Geralmente é usado para criar um site. É caracterizado pela viabilidade do lado do servidor e, conseqüentemente, não é visível para o usuário. Permite a geração dinâmica de páginas, criando e modificando um arquivo no servidor, limitando a disponibilidade de dados de subpágina no site, criptografando dados e utilizando cookies.
PHP não é difícil de aprender, graças à sua dinâmica ele se torna bastante flexível ao escrever código e não é fortemente tipado. Sua sintaxe é bastante simples. Especialmente a última versão do PHP7, que elimina muitos bugs, tornou-se muito mais adequada para iniciantes.
Embora o PHP seja uma linguagem bastante antiga, não há sinais de que sua popularidade começará a declinar. Isso provavelmente ocorre porque a maioria dos sites mais populares o usa. Além disso, está em constante aperfeiçoamento, como prova a última versão do PHP7.
O que é JavaScript?
JavaScript é uma linguagem de alto nível tipada dinamicamente. É utilizado para criar um website, garantindo a sua interatividade e tratamento de eventos, validação de formulários e construção de elementos de navegação. Usar a linguagem dessa forma é facilitado por uma biblioteca como a jQuery. Ao usar JavaScript, o TypeScript também é frequentemente usado, o que permite mais digitação estática e programação orientada a objetos mais fácil. Esta linguagem também é usada na criação de jogos de computador para navegadores.
JavaScript não é uma linguagem complicada para aprender programação, especialmente porque é caracterizada por um alto nível. Ele pode ser escrito com um bloco de notas comum ou navegador. No entanto, o problema pode ser que o código funcione de maneira diferente em navegadores diferentes. Porém, com o seu desenvolvimento, essas diferenças diminuem, principalmente devido à padronização muito dinâmica. Além disso, é uma linguagem de thread único. Na prática, isso significa que apenas uma operação pode ser realizada por vez. Este é um problema no caso de aplicativos grandes porque as operações subsequentes serão bloqueadas pelas anteriores. Como resultado, quanto maior o aplicativo, mais problemas aparecem. Aprender a língua em si não é difícil, mas aprendê-la mais tarde na prática pode ser uma tarefa exigente.
No entanto, esta é uma linguagem que você deve conhecer se estiver interessado em páginas de programação. O JavaScript se desenvolve extremamente dinâmico, principalmente considerando as bibliotecas e frameworks, que aparecem com bastante frequência.
Qual a melhor escolha - PHP ou JavaScript?
No entanto, cada uma dessas linguagens tem suas vantagens e desvantagens, além de nos servir antes para outras atividades. Portanto, é melhor usar os dois idiomas ao mesmo tempo. Às vezes acontece que, por motivos de segurança, o JavaScript está desabilitado. Isso torna cada linha de código escrita em JavaScript fora do alcance do usuário. Além disso, o código escrito nesta linguagem é facilmente visível. Porém, a vantagem é a velocidade, que não é afetada pela velocidade do link. No caso do PHP, os scripts são interpretados pelo servidor, mas isso causa um grande atraso. Outra desvantagem é a carga na unidade de computação do servidor. Mas o PHP é uma linguagem invisível para os outros, então nosso código é mais seguro. Somente usando os dois idiomas, podemos criar um aplicativo seguro e totalmente funcional.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.