Como a realidade virtual ajuda a saúde
A principal tecnologia utilizada na gameterapia é a realidade virtual. Com ela, o indivíduo é inserido, ou imerso, numa “nova realidade”, que mostram diferentes situações e características.Para isso, é necessário o uso de óculos de imersão que promovem essa realidade em 3D, dando a sensação para o paciente de que ele está imerso naquela situação.
Essas imagens 3D utilizadas na realidade virtual podem ser imagens ou jogos específicos, feitos especialmente para esses tipos de terapias.“O uso mais comum é de um cenário familiar para um paciente que precisa recuperar . Com as imagens, o cérebro entende que ele realmente está naquele ambiente, e a resposta é muito mais rápida”, diz o fisioterapeuta.
Outro exemplo dado pelo profissional é o uso de filmes imersivos para pacientes que têm cinesiofobia (medo de se movimentar).
Um fator que faz com que os resultados com a gameterapia sejam ainda mais rápidos é a agilidade do feedback. O paciente tem, de fato, a sensação de que está noutro ambiente, e não numa sala de fisioterapia, e consegue interagir com objetos e diferentes situações.Todos esses detalhes fazem com que o paciente tenha uma ideia mais positiva e divertida do processo, o que também faz com que procurem sempre melhorar o seu desempenho, para conseguir interagir melhor com aquela realidade virtual.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.