A Deco Proteste vai avançar com uma ação judicial contra a Apple por ter manipulado deliberadamente o desempenho dos Iphones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos, de forma a incentivar os consumidores a comprarem os modelos mais recentes da marca. A organização de defesa do consumidor exige compensações para os 115 mil portugueses lesados.
A Euroconsumers, da qual a Deco Proteste faz parte, tem tentado encontrar soluções para os consumidores desde 2017 — data em que o caso se tornou público –, tendo ficado sem resposta por parte da Apple ao longo dos últimos três anos.
Em 2020, e na sequência de uma queixa da Altroconsumo, o Tribunal Administrativo de Roma condenou a marca a pagar uma coima de 10 milhões de euros, isto depois de nos Estados Unidos a Apple ter conseguido evitar uma ação nos tribunais com um acordo de 113 milhões de dólares (94 milhões de euros).
Perante a ausência de resposta da Apple, a Deco avança para os tribunais, procurando uma solução para os 115 mil portugueses lesados. A ação judicial contra a marca americana tem por base a legislação europeia que proíbe expressamente as práticas comerciais desleais, enganosas e agressivas, como é o caso da obsolescência programada.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.