5G na educação portuguesa
Portugal cada vez mais vem a inovar e a aproximar-se dos restantes países europeus no que toca à utilização de tecnologia de ponta e fazê-la útil no nosso dia a dia.
Esta aproximação tem-se dado pelo uso da quinta geração de rede móvel em vários setores, como no desporto e na indústria, mas dos mais notáveis, e o mais recente, foi a implementação desta tecnologia de vanguarda no ensino.
A escola João Gonçalves Zarco, em Matosinhos, tornou-se na primeira escola do país a utilizar o 5G.
Depois de dois anos atípicos, nos quais a tecnologia revelou-se bastante útil ao ensino, o 5G poderá mudar a nossa visão sobre a escola e os métodos de ensino. Com esta nova tecnologia houveram avanços na realidade virtual e esta tornará possível visualizar coisas invisíveis ao olho humano, como um interior de um átomo ou fazer uma viagem ao sistema circulatório humano e visitar sítios independentemente da distância, como caminhar pelo meio das pirâmides do Egito, sem sequer sair da sala de aula, e muito mais.
Nesta escola em Matosinhos, os alunos do 12 ano da área de ciências, fizeram uma visita ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, sem sair da sala de aula.
Isto foi possível graças ao 5G. Com a ajuda de um guia em Lisboa, estes alunos fizeram umavisita em tempo real a algumas experiências científicas que se encontram em exposição a mais de 300 quilómetros de distância. Feixes de luz ou a formação de tornados foram algumas das sensações vividas por estes alunos, que revelaram que foi como se as tivessem presenciado em 1ª pessoa.
Imagem retirada de https://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/artigos/escola-de-matosinhos-recebe-a-primeira-rede-5g-do-pais
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.