Pesquisar aqui

sábado, 23 de outubro de 2021

Computação Quântica - Mercado

As complexidades alucinantes da computação quântica têm sido, até agora, em grande parte, o domínio de um punhado de físicos brilhantes. Mas agora os investidores terão que lidar com o conceito anunciado como o futuro da computação e com termos como qubits, conforme o setor emerge das sombras para os mercados públicos.

Apenas neste mês, duas start-ups com projetos para um computador quântico funcional fizeram ou anunciaram suas estreias no mercado de ações. A IonQ tornou-se a primeira empresa de computação quântica a abrir uma lista com a sua estreia na Bolsa de Valores de Nova York. Tem agora um valor de mercado de cerca de US $ 2 biliões. Uma semana depois, a Rigetti Computing anunciou que também iria flutuar ao ser adquirida por uma empresa de aquisição de propósito especial , um tipo de caixa registada. O valor do negócio é de cerca de US $ 1,5 bilião. E eles não estão sozinhos - um punhado de empresas com ideias concorrentes para arquiteturas de computação quântica têm-se ocupado a levantar capital privado. Em julho , a PsiQuantum , fundada por físicos britânicos em Silicon Valley e trabalhando furtivamente até recentemente, levantou US $ 450 milhões de investidores como BlackRock e Baillie Gifford numa avaliação de mais de US $ 3 biliões para o seu ambicioso plano de construir um computador quântico comercialmente viável em 2025. Um mês antes, a Honeywell concordou em injetar US $ 300 milhões na sua unidade quântica após a fusão com a Cambridge Quantum Computing do Reino Unido, com o seu presidente-executivo deixando em aberto a possibilidade de abrir o capital. O campo de 35 anos está-se finalmente a transformar num empreendimento científico numa indústria emergente.

Empresas e pesquisadores deram passos significativos no desenvolvimento de computadores quânticos de pequena escala, na faixa de 100 qubits. Estas máquinas quânticas intermediárias podem realizar apenas as mesmas tarefas que os computadores clássicos, mas muito mais rápido. Um verdadeiro computador quântico que possa realizar cálculos numa escala que um computador clássico não pode, acredita-se que esteja pelo menos a uma década de distância. 

Ainda existem enormes desafios técnicos pela frente. Além disso, os protótipos atuais são incapazes de se corrigir durante uma operação se cometerem erros nos seus cálculos. Também existem desafios de engenharia significativos para aumentar a escala de sistemas que atualmente usam 100 qubits para a criação de máquinas de trabalho com 1 milhão ou mais qubits. Mas, à medida que a computação quântica muda de uma disciplina de física para uma disciplina de engenharia, grandes investidores estão a aproveitar o seu potencial e a fazer apostas numa tecnologia não comprovada.

E embora os investidores possam ter que ser pacientes por pelo menos mais uma década, o prêmio potencial do setor é deslumbrante. Se tivéssemos um computador quântico de 300 qubits de alto desempenho, eles poderiam realizar mais cálculos simultaneamente do que átomos no universo visível. Como disse Knight: “Quaisquer que sejam as aplicações em que você pensou, com certeza haverá mais um milhão.”

https://www.ft.com/content/72b71d34-5804-4346-a10d-66f583e6300e

Consultado a: 23\10\2021



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.