Descrita por Satya Nadella, CEO da Microsoft, como uma das maiores atualizações da década, o Windows 11 traz-nos, em especial, grandes melhorias ao nível da UI e segurança. Mas não só...
Vejamos então as novidades do sistema operativo:
1. Interface Redesenhada
É no visual que o Windows 11 se destaca maioritariamente do seu antecessor. Desde a barra de tarefa centralizada aos novos temas ou ícones, é notória a implementação de uma estética mais minimalista e transparente, bem como de uma paleta de cores mais apelante. Fora a parte gráfica, também os sons do Windows sofreram alterações.
2. Alterações na Loja de Apps
Um dos grandes problemas da Microsoft Store sempre foi a gama de aplicações disponíveis. Felizmente o Windows 11 veio colocar um ponto final neste assunto. O ecossistema está agora aberto para softwares de todos os tipos, incluindo third-parties e até apps Android.
Outra mudança importante está na forma em que a Microsoft obtém lucro sobre as vendas da loja. Apps que desenvolvem métodos próprios de pagamento não precisam de contribuir com comissões para garantir sua presença na loja.
3. Maior Segurança
Para aqueles que já tentaram atualizar o Windows é possível terem-se deparado com alguma incompatibilidade ao nível da segurança. Os requisitos mínimos deste parâmetro estão agora mais rígidos e nem todos os dispositivos cumprem o necessário. Independentemente de comprometer alguns dos utilizadores na atualizar a sua versão, a Microsoft mantem-se firme quanto à segurança ser o principal foco de todos os dispositivos que executam Windows 11.
4. Snap Groups e Multitasking
O Windows ganhou um sistema totalmente novo de organização de janelas e aplicações. Um dos recursos para fazer esses ajustes é o Snap Groups, que permite a organização das janelas de acordo com presets, como podemos ver na imagem abaixo.
Snap Groups |
5. Apps Nativas
Praticamente todas as aplicações nativas do Windows receberam alguma atenção especial nesta atualização. Desde o explorador de ficheiros ao o paint ou à ferramenta de recorte todos têm novas funcionalidades e/ou a interface renovada. Para além disso, o Teams, plataforma da Microsoft, junta-se agora à lista destas apps, vindo juntamente com o Windows 11.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.