Pesquisar aqui

sábado, 13 de novembro de 2021

NVIDIA estabelece recorde mundial para simulação de computação quântica

No mundo emergente da computação quântica, a NVIDIA bate mais um recorde e disponibiliza o software para que qualquer pessoa possa fazer o mesmo trabalho. Em direção ao futuro, a NVIDIA cria a maior simulação de um algoritmo quântico para resolver o problema MaxCut usando cuQuantum, o SDK da empresa utilizado para acelerar simulações de circuito quântico em uma GPU.

No mundo da matemática, MaxCut é frequentemente citado como um exemplo de um problema de otimização que nenhum computador conhecido pode resolver com eficiência. Os algoritmos MaxCut são usados para projetar grandes redes de computadores, encontrar o layout ideal de chips com bilhões de caminhos de silício e explorar o campo da física estatística.

A NVIDIA utilizou a biblioteca cuTensorNet em cuQuantum rodando no supercomputador interno da NVIDIA, Selene, para simular um algoritmo quântico para resolver o problema MaxCut. Usando 896 GPUs para simular 1.688 qubits, a empresa foi capaz de resolver um gráfico com 3.375 vértices. Isso é 8x mais qubits do que a maior simulação quântica anterior. A solução também foi altamente precisa, atingindo 96% da resposta mais conhecida.

O avanço da companhia abre as portas para o uso de cuQuantum em sistemas NVIDIA DGX para pesquisar algoritmos quânticos em uma escala anteriormente impossível, acelerando o caminho para os computadores quânticos de amanhã.


Consultado a: 12\11\2021
https://tiinside.com.br/11/11/2021/nvidia-estabelece-recorde-mundial-para-simulacao-de-computacao-quantica/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.