NFTs ou Non-fungible tokens são como selos de autenticidade digital ou certificados digitais, que se baseam na tecnologia de blockchain (a mesma utilizada pelas criptomoedas).
No entanto, enquanto que criptomoedas são "fungible", isto é, podem ser substituídas por outras moedas de valor idêntico, NFTs são únicas, exclusivas e insubstituíveis.
Por exemplo, bitcoins são "fungible", isto é, se trocarmos uma bitcoin por outra vamos continuar com 1BTC.
NFT's podem ser qualquer coisa digital, como uma foto, música, etc... mas muita da atual euforia gira em torno da venda de arte digital.
Por exemplo aqui vemos um NFT que, convertido para euros, custou ao seu comprador cerca de 150 mil euros:
CryptoPunk #7523 |
Este NFT, "CryptoPunk #7523", foi vendido por mais de 10 milhões de euros.
As Non-fungible token são geralmente vendidas em Ethereum (criptomoeda), estando ainda no começo. Dentro de algumas décadas muitos NFT's originais serão tão valiosos como a versão original da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.
Mas, o que é que me impede de tirar um print de um NFT e guardá-lo?
Tecnicamente, nada. Qualquer um pode guardar uma cópia de um NFT. O único problema é que é ilegal. Não possuímos os direitos do NFT para utilizá-lo, para além da imagem perder qualidade.
Fontes:
Notícia - https://exame.com/future-of-money/o-que-sao-nfts-entenda-como-criar-comprar-e-vender-tokens-nao-fungiveis/ (consultado a 10/11)
Imagens -
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.