Algumas perguntas que podem ajudar nesta tarefa
Qual é a história da sua fotografia?
A fotografia, como toda a arte tem o seu grau de subjetividade e acima de tudo é uma maneira do seu autor se expressar. Dessa forma, uma foto fantástica para o próprio fotógrafo, pode não ser tão boa para o público em geral, sendo o oposto também uma realidade, uma foto não muito interessante para o fotógrafo, pode ser um grande sucesso. Quem faz a avaliação das fotografias, deve conhecer os conceitos base sobre o que compõe a fotografia (composição, luz, enquadramento, regras, perspetiva, planos…). Na avaliação das suas fotografias ou de outros fotógrafos existe a necessidade de se despir de preconceitos, como por exemplo: recebi uma crítica deste utilizador, por isso também vou criticar o seu trabalho.
Algumas perguntas que podem ajudar nesta tarefa:
Qual é a história da sua fotografia?
Todos os fotógrafos são considerados contadores de histórias. As fotos transmitem alguma coisa? Este é um dos maiores desafios dos fotógrafos principiantes.
Qualidade técnica
A imagem está focada? A exposição de luz está correta? Muitas sombras, céu queimado, linha do horizonte inclinada…
Como melhorar a composição?
A composição está de acordo com o que se quer transmitir? Existem infinitas maneiras de se compor uma fotografia e cada uma tem as suas qualidades e defeitos. Saber compor é um dos primeiros passos para obter uma boa fotografia.
O que poderia ser diferente?
Talvez um outro enquadramento (visão de cima, visão de baixo), outra composição, talvez o uso de flash. Faça perguntas e perceba que erros pode evitar no próximo click.
Algumas dicas que podem melhorar uma composição:
- Siga a “regra dos terços”. Divida mentalmente a imagem em três partes horizontais e verticais e evite colocar o assunto principal no centro.
- Tire proveito das diagonais. Trace mentalmente uma linha de um canto ao outro da cena e procure que algum elemento interaja com esta linha imaginária.
- Procure a simetria.
- Fotografe cenas em movimento (panning).
- Coloque o objecto fotografado numa das extremidades da cena dando espaço para o movimento.
Existem várias estatísticas, que nos informam que 90% das fotos tiradas são de carácter estritamente pessoal. Queremos desafiá-lo a guardar essas fotografias para as exibir nos momentos familiares ou com amigos. O lema do Olhares é a qualidade das fotografias e não quantidade. Gostaríamos que enviasse apenas as melhores fotografias, os restantes 10%. Aprenda a ser o primeiro crítico dos seus trabalhos. Avalie com cuidado, encontre erros, para perceber o que pode melhorar.
Avaliar a Fotografia Artística
Quais os factores que os utilizadores do Olhares devem ter em conta, quando avaliarem/interpretarem uma fotografia.
Pontos a avaliar:
- Impacto Visual - Iluminação - Composição - A pose do(a) modelo - Tratamento Digital - Equilíbrio das cores - Apresentação Geral Outros pontos (1.º plano, fundo, cores/tons, exposição, textura, detalhe, nitidez, profundidade de campo, bokeh).
As fotografias com valor jornalístico
As fotos que concorrem a fotojornalismo devem ser avaliadas de forma completamente diferente. Os utilizadores devem dar mais importância à informação, ao conteúdo, ao facto, ao acontecimento, este é o principal objectivo da fotografia jornalística. A fotografia que muitas vezes dispensa o texto. O valor jornalístico é o principal componente deste tipo de fotografia, é a "notícia", por si só. Também consideradas fotografias de instantâneos, são geralmente uma combinação de casualidade e perícia do fotógrafo que se encontra diante de um acontecimento incomum e decide fazer a fotografia. Compreendido o valor jornalístico podemos iniciar a avaliação da fotografia. Devemos ter sempre presente uma escala de valores:
- 1º valor jornalístico
- 2º valor técnico
- 3º valor artístico
Fonte: Como avaliar as fotografias
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.