Com a evolução dos recursos de programação, as páginas da internet adotavam cada vez mais estilos e variações, a fim de se tornarem mais elegantes e atrativas para os usuários. Neste contexto, foram criadas novas tags e atributos de estilo para o HTML, de tal modo que esta linguagem passou a exercer tanto a função de estruturar o conteúdo de uma página quanto de apresentá-lo ao usuário final.
Contudo, esta abordagem trazia vários problemas para os web designers: não havia uma forma de definir, por exemplo, um padrão para todos os cabeçalhos ou conteúdos em diversas páginas, ou seja, todas as alterações teriam que ser feitas manualmente, uma a uma.
A partir destas complicações, nasceu o CSS. Foi proposto pela primeira vez, em 1994, por Hakon Lie, e, em 1995, foi desenvolvido pelo W3C ( World Wide Web Consortium ).
Com a criação do CSS foi possível a separação do conteúdo e formato de um documento da sua apresentação. Isto proporcionou uma maior flexibilidade e controlo na especificação das características de um site, permitiu o compartilhamento de formato e reduziu a repetição no conteúdo estrutural de uma página.
As linguagens de marcação passaram novamente a exercer sua função de marcar e estruturar o conteúdo de uma página, enquanto o CSS encarregou-se da aplicação dos estilos necessários para a aparência dela, por meio da criação de um arquivo externo que permite alterações de estilo em todas as páginas de um site de forma fácil e rápida.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.