Motores de Jogo
Motores de Jogo, do inglês “Game Engine”, são plataformas de programação, que contêm uma série de
bibliotecas que abstraem uma série de componentes de jogo e que permitem simplificar o desenvolvimento
de jogos com muito mais facilidade.
As funcionalidades típicas fornecidas por um motor de jogo, passam por um motor gráfico (para renderizar as
imagens 2D/3D), um motor de física (que simula a física do movimento, fluidos, colisões, quedas, etc),
suporte a animação, sons, IA, rede, gestão de memória, gestão de ficheiros, gestão de linha de execução,
suporte a grafos de cena ou entidades e suporte a uma linguagem script (linguagens que suportam scripts,
ou seja automatização de tarefas que poderiam ser executadas por um humano).
Um elemento muito importante que os motores de jogos fornecem é a chamada abstração de hardware, ou
seja o programador pode desenvolver jogos sem ter que conhecer as características da plataforma onde ele
vai correr.
Os primeiros motores de jogo foram criados para os jogos 3D de ação na primeira pessoa (first person
shooter). Há diferentes níveis de facilidades que os motores de jogo oferecem, desde APIs para acrescentar
módulos ou cenários para jogos, até IDE (Integrated Development Environment) que inclui ferramentas de
planeamento, scripts pré-programados, e empacotadores de software para o jogo ficar pronto para ser
distribuído.
Alguns dos principais motores de jogo são: Unity, Blender, CryEngine e o Unreal Engine, entre muitos outros.
Referências:
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