O output para a consola não se limita a um valor de cada vez. Podemos passar várias mensagens ao mesmo tempo, seguidas.
Quando falei sobre o operador sizeof, o código exemplo utilizava exatamente isso. Tinhamos uma mensagem, seguida de "<<" e a variável que eu queria.
Podemos passar a quantidade de variáveis e mensagens que quisermos para a consola, sempre separadas do "<<".
Por exemplo:
Podemos passar a quantidade de variáveis e mensagens que quisermos para a consola, sempre separadas do "<<".
Por exemplo:
int month = 10; cout << "Estamos no mes " << month << "!" << endl;
Aqui, temos uma mensagem "Estamos no mes ", e uma variável, que por ser uma variável, pode mudar. Logo, podemos mudar apenas a variável e a mensagem vai mudar consoante o valor da variável.
Obviamente que esta variável "month" tem de ser uma int, dado que os meses são números inteiros de 1 a 12.
Claro que este exemplo é muito simples, mas imaginem o quão útil é usar variáveis em um código que precisa do mesmo valor em vários lugares.
"Mês" está escrito sem acento circunflexo porque o C++ não suporta este carácter especial originalmente. Porém existe uma forma de tornar isto possível e vou falar futuramente.
Outro exemplo:
int num = 2; char a = 'A'; float fl = 1.52; cout << num << a << fl << endl;
Reparem que as variáveis estão seguidas, daí no output não haver espaços entre elas.
E como podem ver, podemos misturar variáveis de tipos de dados diferentes o quanto quisermos. A liberdade é nossa.
É assim que fazemos o output de variáveis pela consola. Não há restrições desde que estejam sempre separados por "<<". Isto no "cout", claro. Existe pelo menos outra forma de output para a consola famosa, que vem da linguagem C, e vou falar dela também futuramente.
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