Pesquisar aqui

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Python - Bibliotecas

ATÉ AGORA APRENDEMOS A TRABALHAR COM ALGUNS COMANDOS DA BIBLIOTECA PADRÃO DE PYTHON, MAS AGORA VOU ENSINAR A ESTENDER A LINGUAGEM PARA OUTRAS LISTAS DE COMANDOS.

Em programação, uma biblioteca (do inglês librarie) é um conjunto de recursos usados para ajudar a desenvolver o programa, contendo dados de configuração ou de ajudacomandosclassesvalorescódigos, entre outros.

biblioteca padrão de Python é bastante completa e extensa oferecendo uma grande gama de recursos. Contém facilidades para escrever aplicações para a internet, contando com diversos formatos e protocolos como HTTP. Também existem módulos para criar interfaces gráficas, conectar bancos de dados e manipular expressões regulares(irei desenvolver manipulação de strings em publicações futuras).

Nota: Para mais informações especificas sobre a biblioteca padrão de Python consulte o seguinte link que direciona para uma página oficial da linguagem: pypi.org

Existem muitas mais funcionalidades para além das que estão na biblioteca padrão da linguagem, que podem ser importadas  através de comandos. Essas bibliotecas podem ser encontradas no Python Package Index(PyPI), que é um "armazém de software" da linguagem que contém bibliotecas entre outros documentos desenvolvidos e partilhados pela comunidade Python.


Existem mais de 200 mil projetos e 2 milhões de ficheiros partilhados e aprovados por mais de 300 mil utilizadores por todo o mundo.

Para utilizar uma biblioteca basta descarregar o respetivo ficheiro e aplicar o seguinte comando:

import 'nome da biblioteca'

em que não se usam as aspas. Dando um exemplo com a biblioteca math:

import math

e assim pode-se usar todos os comandos e funcionalidades pertencentes à biblioteca.
Para importarmos apenas um comando específico de uma biblioteca, podemos utilizar:

from 'nome da biblioteca' import 'nome do comando'

mais uma vez sem colocar as aspas. Exemplificando com a biblioteca random:

from random import randint

e assim só podemos utilizar o respetivo comando que importámos.

Algumas das bibliotecas mais importantes em Python são:

  • time;
  • sys;
  • os;
  • math;
  • random;
  • tkinter;
  • smtplib;
entre outras, irei explicar o funcionamento e utilidade destas e outras biblioteca especificamente em publicações futuras.


Referências:





Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.