Comecemos por olhar para o carro que levou o Dr Giuseppe 'Nino' Farina à primeira vitória de sempre da F1, o Alfa Romeo 158, e comparando-o ao seu primo muito distante, o Alfa Romeo C39 de 2020-spec.
1950 Alfa Romeo 158 Motor à frente, tração traseira, 1,5 litros sobrealimentado em linha de oito cilindros, 709kg, 350bhp
2020 Alfa Romeo C39 Motor traseiro, tração traseira, turbo híbrido V6 de 1,6 litros, 746kg, 1,000+bhp
O Alfa Romeo 158 já tinha 13 anos quando se alinhava na grelha para o Grande Prémio Britânico de 1950, tendo sido concebido para corridas em 1937, apenas para ser lançado naftalina durante a Segunda Guerra Mundial.
E enquanto os chassis tubulares de alumínio e aço com estrutura tubular de 158 com uma potência de cerca de 350bhp devem ter parecido impressionantes em 1950, o Alfa Romeo C39 de fibra de carbono em que Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi irão competir durante a época de 2020 tem aproximadamente o triplo da potência - apesar de utilizar um motor de combustão interna apenas 0,1 litros maior.
O carro hibridizado 2020 também é capaz de velocidades a norte de 220mph e capaz de acelerar de 0-60mph em cerca de dois segundos, em comparação com o tempo de 158 de cerca de quatro segundos, e a velocidade máxima estimada do carro mais antigo de cerca de 180mph - enquanto que, em comparação com os travões de tambor de alumínio de 158, os discos de carbono do carro moderno podem gerar uma força de paragem total de 5g, suportando temperaturas de até 1.000 graus Celsius.
Por outro lado, as oito mudanças nos carros de 2020 são selecionadas sem embraiagem, utilizando mudanças sequenciais de pás no volante, enquanto o 158 utilizava uma caixa de quatro velocidades com padrão H, com três pedais dispostos com o acelerador no meio (!!), embraiagem à esquerda, travão à direita.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.