O que é o Android?
Android é um sistema operacional, aquilo que dá “cara” e torna a peça de hardware aproveitável pelo usuário, nesse caso o smartphone (celular).
No computador, é comum ver o Windows como sistema operacional, combinando todo o conjunto de peças (processador, memória RAM, HD de armazenamento, placa-mãe, etc) em algo que pode ser operado pelo usuário, nós.
E, mesmo no Windows, existem os softwares, como o Microsoft Word ou o Adobe Photoshop, assim como se tem os aplicativos do celular: Facebook, Instagram, WhatsApp, Gmail…
Como também ocorre no computador, o celular precisa do sistema operacional para ter algum uso final. Neste ponto que o Android entra, para transformar o conjunto de peças em uma experiência, uma ferramenta de acesso a outras tarefas.
Para se aprofundar mais na definição de um sistema operacional, confira:
O que é um sistema operacional?
Por que tantas versões? (Android 4, 5, 10, 12)
O Android foi lançado em 2008 e desde lá a tecnologia avançou em muitos caminhos, seja pela disposição de novos conjuntos de hardware (os componentes físicos) quanto em recursos de software (as funções do telefone).
Todos os easter eggs do Android [lista definitiva]
Por isso, a cada ano uma atualização nova é liberada, para oferecer compatibilidade com as novidades do mercado (as fabricantes de celulares e outros dispositivos), além de entregar recursos que são exigências e necessidades dos usuários (os consumidores).
Como atualizar a versão do seu Android
Atualizar o sistema operacional também é importante para garantir segurança ao aparelho que se está usando, isso porque são nas novas versões que os erros ou brechas, as quais podem ser exploradas por usuários mal-intencionados, são corrigidas.
E onde entra o iOS na história?
iOS também é um sistema operacional, mas é exclusivo para smartphones da Apple, o iPhone. Também era usado no iPad, mas o tablet da maçã ganhou o próprio sistema, chamado de iPadOS.
O Android pertence ao Google, que permite às fabricantes de celular (Samsung, Xiaomi, LG, Motorola, etc) usarem o sistema operacional no aparelho que desejam colocar no mercado.
Nesse processo também ocorre a personalização de cada fabricante, por isso o Android “da” Samsung é diferente daquele que roda em um celular da Xiaomi. E, por se tratar de um sistema operacional de código aberto, as empresas também podem desenvolver as próprias funções dentro do sistema, o que pode ser atrativo para os consumidores.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.