Pesquisar aqui

sábado, 6 de novembro de 2021

Erros de computação quântica reduzidos por um fator de 25

Q-CTRL é uma start-up australiana que desenvolve software de infraestruturas de controles quânticos, com foco no desenvolvimento de ferramentas e técnicas para supressão de erros. A abordagem do Q-CTRL aplica os princípios da engenharia de controle para acelerar a tecnologia de computação quântica.

Este é um obstáculo particular na computação quântica. Embora haja um entusiasmo considerável sobre as possibilidades das aplicações de informação quântica e computação quântica - estimulando biliões de dólares em investimentos em todo o mundo - muitos obstáculos técnicos ainda precisam de ser superados. A maioria dos computadores quânticos está tão sujeita a erros que apenas os algoritmos mais curtos e simples podem ser executados. Quando o Q-CTRL fez experiências com sistemas de hardware algorítmicos, com base em experimências de benchmarking recentes do US Quantum Economic Development Consortium, os erros encontrados foram inicialmente tão graves que os computadores, em alguns casos, retornaram resultados não melhores do que o acaso.

Usando software especializado para alterar os blocos de construção de algoritmos quânticos (portas lógicas quânticas), a start-up descobriu que era capaz de reduzir erros computacionais em um grau sem precedentes ao executar algoritmos em vários computadores quânticos IBM.

Sem alterações no algoritmo de teste ou hardware, a substituição da porta por si só resultou numa melhoria máxima na probabilidade de sucesso do algoritmo de computação quântica em mais de 2.680 por cento no hardware real. Os experimentos também demonstraram que as novas portas lógicas eram 400 vezes mais eficientes na prevenção de erros computacionais do que quaisquer técnicas demonstradas anteriormente, simplificando consideravelmente o procedimento para um usuário melhorar o desempenho.


Consultado a:05\11\2021
https://eandt.theiet.org/content/articles/2021/11/quantum-computing-errors-reduced-by-factor-of-25/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.