Pesquisar aqui

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

PT04 - Iniciação à Programação em HTML

No início do 2º Período a turma de AIB 12.2 fez uma iniciação à programação em HTML


Passo 5 - PT04

Iniciação:
A maneira como fiz a tabela foi 70% de acordo com o que aprendi de pesquisar no "w3schools" e através do curso da aplicação SoloLearn. Os restantes foram pequenas pesquisas que fiz de modo a melhorar o resultado final.

Preparação do Trabalho:
Primeiramente tive de instalar o Notepad++ em ambos os computadores(o da escola e o de casa) e mais tarde passámos a usar o Atom pois este vinha com integração do GitHub, o que facilitava o processo de guardar e fazer upload. Para além disso, tivemos ainda que usar a app da SoloLearn, criar uma conta no GitHub e criar um domínio grátis para associar ao projeto no GitHub.

Realização do Trabalho:
A elaboração do mini-projeto "Pauta fotográfica da turma":
  • O mais interessante: Ver o resultado final depois de ter o código todo escrito e pesquisar sobre como fazer cada coisa.
  • O mais difícil: Aprender sobre CSS e como o aplicar.
  • O que deu mais trabalho: Repetir várias vezes o mesmo código por ser uma tabela, como é o caso do elemento "td".
  • O que tive de pedir ajuda: Aprender a trabalhar com o GitHub e a sincronizá-lo com o Atom.
Resolução de Problemas:
A maior parte das dúvidas eram sempre esclarecidas através de pesquisas, sendo ou nos tutorias do w3schools, ou no curso da SoloLearn, ou até através de pesquisas externas em fóruns , no entanto, como é evidente, ainda ouve dúvidas na realização do trabalho que foram esclarecidas com colegas e com o professor.

Decisões Influenciadoras:
As decisões que foram tomadas ao longo do trabalho tiveram bastante impacto no resultado final sendo essas: A ideia de como fazer uma tabela e a pré-organização influenciaram o modo e a dificuldade com que o mini-projeto foi feito; a mudança de editor a meio do projeto Notepad++>Atom teve impacto não só no modo de elaboração como na dificuldade(mudança de plugins e habituação ao novo editor).

Conclusão:
Concluindo, gostei de elaborar este projeto pois foi o primeiro onde se fez programação, que era aquilo que queria aprender em aib, e foi uma boa iniciação, uma vez que a linguagem aprendida não era muito complexa. O que mais gostei de fazer foi o curso SoloLearn pois foi onde aprendi mais. Acho que o resultado final poderia ter ficado melhor se tivesse gasto mais tempo em pesquisa sobre CSS. Em relação ao que aprendi, foi uma língua nova que serve para criar páginas, o que foi um bom ponto de partida para aprender outras linguagens que façam outras coisas.

URL's:

FreeNOM: gui14.ga
GitHub (Repositórios)
GitHub Pages (Pauta)


Certificado SoloLearn do curso "HTML Fundamentals course"

Certificado SoloLearn




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.